
Tem início na próxima semana (entre 14 e 16), no Expo Center Norte, em São Paulo, a décima segunda edição da WTM Latin America, a maior feira B2B de turismo da América Latina.
Sob a temática “Where Tech Meets Touch” (“Onde a Tecnologia Encontra o Toque”), a feira conta com uma intensa agenda de conteúdo, capacitação e traz muitas novidades na área de exposições.
Uma delas é a ampliação da área total de exposição em 10%, com a expansão das áreas dedicadas a destinos brasileiros e latino-americanos. “A gente entende que a planta é um reflexo do que acontece no mercado, então essa expansão está ligada à demanda atual”, diz Bianca Pizzollito, event Leader da WTM Latin America. A executiva destaca que os espaços de exposição estão organizados por localização geográfica – no caso dos destinos – ou por nichos de atuação. “Isso facilita a navegação pelos corredores e o contato com empresas que oferecem o que o visitante procura”, finaliza.
Novidades 2025 – Entre as novidades, destaca-se a estreia da Área de Experiências, espaço imersivo que reunirá cinco ativações, criando conexões sensoriais e emocionais com os visitantes. Neste ano, a Rota da Diversidade, mapeamento especial de expositores e atrações focados em Turismo LGBTQIAP+, Afroturismo e Turismo 60+, ganha ainda mais força.
A geração de negócios é potencializada por uma estrutura que alia inteligência de dados à experiência presencial. Expositores e visitantes contam com ferramentas tecnológicas como o Exhibitor Dashboard, o Emperia e o Collect que permitem a personalização do roteiro de visitação com base em interesses, ampliando as oportunidades de conexão com profissionais que representam destinos, produtos e serviços de todos os segmentos da indústria.
Teatros principais
No Teatro Transformation, o turismo responsável ganha protagonismo com uma programação diversa e comprometida com a mudança positiva no setor. É ali, inclusive, que acontece a cerimônia do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, que em 2025 chega à sua quinta edição com recorde de inscrições vindas de 14 países da América Latina e um número crescente de iniciativas.
O Teatro Technology & Innovation explora temas como inteligência artificial, big data e automação sem perder de vista o protagonismo do fator humano nas relações. Já o Teatro Trends traz para o centro do palco estudos inéditos, comportamento do consumidor e temas que ajudam os profissionais a tomarem decisões estratégicas.
Novidades dos expositores
No estande Atrio Hotel Management, por exemplo, a maior operadora hoteleira de capital 100% nacional comemora o desempenho de R$ 892 milhões em 2024, um crescimento de 15% sobre o ano anterior, e anuncia seu plano de desenvolvimento que prevê 140 unidades sob sua gestão até 2027.
A Schultz, uma das principais empresas de turismo do Brasil anunciará 10 campanhas promocionais e iniciativas de incentivo às vendas, desenvolvida pela Schultz Operadora em parceria com destinos e fornecedores estratégicos, entre os quais estão a Europamundo. A VitalCard, marca de seguros da Schultz também estará presente comemorando seus 25 anos e lançando novos planos de seguro viagem.
Dos vizinhos da América do Sul, o Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) faz uma de umas maiores participações na WTM Latin America, trazendo uma comitiva de 41 empresários que representam seis setores da indústria, que são: Operador de Turismo, Hospedagem, Vinícola, Transporte Marítimo, Companhia Aérea, Destino e Associação Turística, além de integrantes do próprio Sernatur. Já a Emprotur/Secretaria de Turismo de Bariloche falará sobre a importância da conectividade: entre 2 de julho e 29 de agosto, Bariloche ganhará uma nova conexão com o Brasil na temporada de inverno 2025. Serão três voos semanais operados pela Gol Linhas Aéreas a partir de voos diretos entre São Paulo (Guarulhos) e San Carlos de Bariloche.
Entre os destinos nacionais, Joinville evidencia seus atrativos culturais, naturais e rurais. A participação será coordenada pelo diretor executivo do Joinville CVB, Giorgio Augusto, e o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth. A Prefeitura municipal estará representada, ainda, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher.
A Slaviero Hotéis falará sobre a nova torre no hotel em Curitiba, Slim Curitiba João Bettega e sobre a inauguração do primeiro hotel em Palmas, cuja previsão de entrega é dezembro de 2025. Já o Jurema Águas Quentes apresentará as novidades para 2025, que incluem investimentos de mais de R$ 7 milhões em retofit de áreas de lazer e estratégia de crescimento no setor de MICE.
A BeFly participa da WTM Latin America apresentando os diferenciais de algumas de suas principais marcas: Reservia, Qualitours, Flytour Consolidadora, Qby [QUÊ-bái], Queensberry, Vai Voando, BeFly Travel, Flytour Franchising e STB.
Já a Easy Travel Shop confirma a a expansão internacional de seu portfólio, com destinos como Nova York, Miami, Orlando, Las Vegas, Paris, Londres, Roma e diversos outros na América do Norte, Europa e Caribe. Outro diferencial que a Easy Travel Shop apresenta na WTM é a Izzy, sua assistente virtual, a primeira IA do mercado de experiências turísticas.
Especializada em cruzeiros fluviais, a Velle Representações contará com a presença de seus especialistas para reuniões e negociações estratégicas. Gustavo Benetti, da Swan Hellenic, John Dennis da VIVA Cruises e Flávio Policarpo, do Scenic Group, também estarão no espaço da empresa para interações com profissionais do setor.
A TBO apresentará a Sarah, a primeira Inteligência Artificial (IA) a simular um operador humano fazendo ligações para reconfirmar reservas e pedir solicitações especiais em hotéis. Ela também navega por sistemas telefônicos automatizados que permitem interação por voz ou teclado (IVR), valida informações de reserva e captura tanto os números de confirmação do hotel (HCN), quanto os status de solicitação especial com precisão.