Câmbio:

Idiomas:

Secretários Roberto de Lucena e Rui Alves abrem o Fórum de Turismo 60+ em São Paulo

IMG 8411 scaled Secretários Roberto de Lucena e Rui Alves abrem o Fórum de Turismo 60+ em São Paulo
Roberto de Lucena, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, no Fórum de Turismo 60+ 2025 (Divulgação/ Fórum de Turismo 60+)

Começou na manhã desta segunda-feira (26), no Holiday Inn Parque Anhembi, a terceira edição do Fórum de Turismo 60+. A iniciativa reúne mais de 800 profissionais do setor, incluindo agentes de viagens, operadoras, destinos turísticos e empresas especializadas, com o objetivo de discutir estratégias, produtos e experiências voltadas ao público acima dos 60 anos.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos secretários Roberto de Lucena, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, e Rui Alves, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, além da idealizadora do evento, Ana Carolina Melo. Em seus discursos, os representantes destacaram a importância estratégica do público sênior para o desenvolvimento do setor turístico.

“Estamos vivendo mais. Estamos vivendo melhor. E estamos vivendo com sede de experiências, de descobertas, de encontros. O que antes era visto como uma fase de desaceleração, hoje é reconhecido como um novo começo, cheio de planos, sonhos e passagens compradas. Estamos investindo em um futuro mais inclusivo, mais acolhedor e mais humano para o turismo”, afirmou Ana Carolina.

O secretário estadual Roberto de Lucena destacou que o estado de São Paulo recebeu 49 milhões de turistas domésticos em 2023, número que deve chegar a 51 milhões neste ano – o maior da série histórica. Segundo ele, o público 60+ representa uma fatia cada vez mais expressiva nesse total.

“Nós temos trabalhado na formulação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do turismo 60+ em São Paulo e atuado junto aos municípios na capacitação e estruturação dos destinos. É um esforço para dialogar com as 47 regiões turísticas do estado, promovendo a adequação dos atrativos e capacitando profissionais, para que São Paulo seja, cada vez mais, um estado que respeita esse segmento e esse turista”, destacou Lucena.

Já o secretário municipal Rui Alves ressaltou o papel da capital paulista como um destino cada vez mais atrativo para o público maduro. “A cidade de São Paulo se consolida como um destino de experiências culturais, gastronômicas e de lazer para o público maduro. Em 2023, recebemos mais de 12 milhões de turistas, e uma parcela significativa é composta por viajantes acima dos 60 anos, que permanecem mais tempo, consomem com qualidade e movimentam toda a cadeia do Turismo. O Fórum 60+ é estratégico para pensarmos o presente e o futuro desse segmento”, afirmou.

Com programação intensa até as 20h, o Fórum de Turismo 60+ inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e workshops com temas como turismo acessível, inovação, hospitalidade, comunicação com o público sênior e tendências do setor. Mais informações estão disponíveis no site oficial do evento: www.forumdeturismo60.com.br.

Tópicos relacionados