Câmbio:

Idiomas:

Latam abre 160 vagas para pilotos no Brasil com inscrições até 20 de junho

Essa é a segunda abertura de vagas para pilotos pela Latam no Brasil em 2025, com cerca de 150 vagas para copilotos e 10 para comandantes (Divulgação/ Latam)
Essa é a segunda abertura de vagas para pilotos pela Latam no Brasil em 2025, com cerca de 150 vagas para copilotos e 10 para comandantes (Divulgação/ Latam)

A Latam Airlines Brasil abriu nesta segunda-feira (10) um processo seletivo para contratação de mais de 160 pilotos, sendo cerca de 150 copilotos e 10 comandantes, com base operacional nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. As inscrições vão até 20 de junho e devem ser feitas no site oficial da companhia.

Esta é a segunda seleção aberta pela Latam em 2025 para reforço de tripulação. Em janeiro, foram oferecidas aproximadamente 900 vagas para comissários e copilotos. Com o novo edital, a empresa consolida sua posição como a maior empregadora da aviação civil brasileira.

Segundo a companhia, os candidatos a copiloto devem ter curso superior completo, licença de Piloto Comercial de Avião, habilitações IFRA e MLTE ou Tipo, CCT de PLA e, no mínimo, 150 horas de voo em avião. Para comandantes, são exigidas 5.000 horas de voo em linhas aéreas regulares, incluindo 3.000 horas em aeronaves a jato e 500 horas em comando de aviões similares ou superiores ao Airbus A320.

O diretor de Operações da Latam Brasil, Harley Meneses, afirmou que o grupo oferece as melhores oportunidades de carreira para pilotos na aviação civil nacional, por atuar nos mercados doméstico e internacional. “Somos também a companhia aérea em atividade mais longeva da aviação nacional, o que traduz nossa consistência e nossa responsabilidade com o futuro da aviação brasileira”, disse.

O treinamento dos novos pilotos da Latam leva de três a quatro meses e é dividido em três fases: treinamento de solo, simulador de voo e instrução em rota. Na primeira etapa, os profissionais estudam legislação, sistemas das aeronaves e procedimentos internos. Depois, passam por simuladores em centros certificados. Por fim, realizam voos acompanhados por comandantes instrutores até a avaliação final.

Após a capacitação inicial, os pilotos da Latam passam anualmente por revalidações obrigatórias para manterem as licenças e atualizações operacionais. A Latam opera atualmente a maior malha aérea de sua história no Brasil, com voos para 55 aeroportos no território nacional. Também é a companhia com maior número de voos próprios conectando o Brasil ao exterior, com 90 destinos internacionais.

Com 20,5 mil funcionários no país, a Latam lançou neste ano a Escola Latam, voltada à formação de profissionais do setor aéreo. Segundo a Anac, a empresa lidera os mercados doméstico e internacional desde 2021. Também foi eleita, pela segunda vez consecutiva, a companhia preferida dos viajantes corporativos pela Abracorp.

Tópicos relacionados