
A partir do dia 29 de setembro de 2025, Petrolina estará conectada diretamente à capital baiana por meio de uma nova rota da Gol Linhas Aéreas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16) pelo Governo de Pernambuco, em parceria com a Empetur e a companhia aérea, e marca mais um passo na ampliação da malha aérea regional.
A operação contará com três voos semanais de ida e volta, ligando o Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, ao Aeroporto Internacional de Salvador (SSA). A nova frequência é considerada estratégica por conectar dois importantes polos econômicos do Nordeste: Petrolina–Juazeiro e Salvador.
A governadora Raquel Lyra celebrou a novidade, reforçando o papel da aviação regional no fortalecimento da economia local. “Nosso governo segue empenhado em tornar Pernambuco cada vez mais conectado e competitivo. A nova conexão vai trazer mais oportunidades para o turismo, os negócios e o intercâmbio entre os estados. É mais gente visitando o Sertão do São Francisco e mais uma rota para fortalecer o desenvolvimento econômico da região”, afirmou.
Voos noturnos e de fim de semana
A malha inclui voos às segundas, quintas e sábados, partindo de Salvador às 23h55 (segundas e quintas) com chegada em Petrolina às 1h50. Aos sábados, a decolagem será às 15h10, no horário da tarde. Já os retornos acontecem às 3h10 da manhã (terças e sextas), com partida de Petrolina às 2h. Aos sábados, o voo de volta será ao meio-dia, às 12h50. As rotas serão operadas com aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros.
Segundo o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, a conexão reforça a política de interiorização do turismo.
“Expandir a malha aérea de Pernambuco, especialmente para o interior, é uma prioridade do Governo Raquel Lyra. A nova rota entre Salvador e Petrolina fortalece nosso compromisso com a interiorização do turismo, além de impulsionar o desenvolvimento econômico do Sertão”, destacou.
Para a Gol, a expansão também representa uma resposta estratégica à demanda reprimida da região.
“Essa nova rota atende a uma demanda de conectar Petrolina e Juazeiro a Salvador, dois importantes polos econômicos nordestinos. A Gol busca continuamente oportunidades de expandir sua malha trazendo soluções inteligentes para seus Clientes”, afirmou Rafael Araújo, diretor executivo de Planejamento da companhia.