Câmbio:

Idiomas:

Abav/RJ integra comitê de planejamento para a Copa do Mundo

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 30/09/2010 - 17:10

A Abav/RJ é um dos integrantes da comissão criada para discutir as propostas do Plano Setorial de Qualificação – PlanSeQ Copa do Mundo. O programa; uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com o Instituto João Havelange; tem por objetivo capacitar e qualificar cerca de 150 mil profissionais; nas cidades-sede e periféricas da Copa do Mundo de 2014; com o intuito de oferecer um atendimento de qualidade aos turistas durante o megaevento esportivo.
 
Na segunda reunião do grupo; realizada no dia 9 de setembro; foi aprovada a lista; enviada pelos sete estados-sede do mundial de futebol; com as divisões das vagas para o projeto. O documento será encaminhado ao Ministério do Trabalho e Emprego; que vai deliberá-lo e; em seguida; lançar o edital; possibilitando que instituições de ensino se preparem para realizar a capacitação da mão de obra.
 
“A qualificação de profissionais é um dos fatores determinantes para o sucesso da realização da copa do mundo no país. Ao capacitar a mão-de-obra; não somente garantimos um bom atendimento aos visitantes; mas também promovemos a inclusão social; elevamos a imagem do Brasil no exterior e envolvemos os brasileiros com a realização desses grandes eventos esportivos; fazendo com que; posteriormente; sintam-se responsáveis pelo êxito obtido”; diz a diretora secretária da Abav/RJ; Rosele Pimentel; representante da entidade na comissão.
 
Serão beneficiados pelo programa profissionais de diversas áreas ligadas ao setor de turismo; entre eles; recepcionistas; ambulantes de alimentos; mensageiros; guias de turismo; taxistas; garçons e motoristas de ônibus. As aulas serão gratuitas e presenciais. O conteúdo programático inclui módulos como comunicação eficaz; inglês e espanhol instrumental; legislação específica da profissão; relacionamento interpessoal; noções de locais de interesse; entre outros.
 
Também integram o comitê Ney Jorge Campello; da Secretaria da Copa 2014 da Bahia (SECOPA); José Valdemir Soares; diretor da Confederação Nacional do Turismo (CNTur); Moacyr Auersvald; presidente da Confederação Nacional dos Trabalhados em Turismo (CONTRATUH); Fernando Sette; secretário de desenvolvimento social de Minas Gerais; e Eusébio Luis Neto; da Força Sindical.