Câmbio:

Idiomas:

Azul é eleita a companhia aérea mais pontual do mundo em agosto

A320 Azul CesarDosReis 3 2 Azul é eleita a companhia aérea mais pontual do mundo em agosto
Azul alcança maior índice de voos no horário em mais de três anos, segundo Cirium (Cesar dosReis/Azul)

A Azul foi reconhecida como a companhia aérea mais pontual do mundo em agosto, segundo o ranking da Cirium, referência internacional em dados e análises da aviação. No mês, 92,1% dos mais de 800 voos diários da Azul pousaram no horário programado ou com atraso máximo de 14 minutos, alcançando o melhor índice mensal da companhia em mais de três anos.

O desempenho reflete uma escalada constante nos últimos meses: em junho, a Azul ocupava a terceira posição; em julho, passou para a segunda; e agora, em agosto, lidera o ranking mundial entre as principais companhias aéreas de cinco continentes. O resultado consolida a regularidade operacional da companhia, que registrou 99,7% de voos realizados conforme planejado, com apenas 90 cancelamentos em cerca de 25 mil decolagens no mês — o menor número desde 2018.

Em 24 dias de agosto, a Azul atingiu mais de 90% de pontualidade, reforçando a consistência de sua operação. Sete dias do mês não registraram nenhum cancelamento. Esse desempenho foi impulsionado, em grande parte, pelos avanços na área de Manutenção. Os Azultecs, equipe responsável por essa frente, conseguiram reduzir o tempo médio de recuperação de aeronaves para apenas 10 horas, garantindo que qualquer intervenção corretiva necessária seja concluída em menos de meio dia.

Para Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul, a conquista é resultado do trabalho conjunto de todos os 15 mil tripulantes da companhia. “Esse reconhecimento global é mérito de cada um dos nossos tripulantes, que atuam com dedicação e excelência em todas as áreas. Da Manutenção à Operação, dos aeroportos à sede, do Planejamento de Malha aos voos realizados por nossos pilotos e comissários. A segurança sempre será nosso valor mais importante, mas ver a pontualidade e a regularidade alcançando níveis históricos mostra a força da nossa sinergia e o foco na melhor experiência para nossos clientes. Processos mais ágeis, comunicação eficiente e integração entre equipes nos permitiram entregar essa marca inédita em agosto”, destaca.

O ranking da Cirium é a análise de pontualidade mais antiga do setor aéreo e monitora companhias de todos os continentes. A avaliação considera informações de mais de 600 fontes, incluindo aeroportos, sistemas de distribuição global, dados de posição e autoridades de aviação civil, além de dados fornecidos pelas próprias companhias. Para efeito de classificação, um voo é considerado pontual quando pousa até 14 minutos depois do horário planejado.

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *