
A Abav-RJ realizou ontem (11), na sede da entidade, a 1ª edição do Rio Snow Experience, encontro inédito voltado exclusivamente para capacitação em destinos e produtos de neve. O evento reuniu cerca de 60 agentes de viagens durante um dia inteiro de treinamentos e palestras e contou com a participação de empresas de peso no trade: Abreu, Air France, Club Med, JetSMART, Queensberry, Província de Neuquén, Soul Traveler, Suíça Central e Travel Expert.
Para o presidente da Abav-RJ, Marcelo Siciliano, o Rio Snow Experience nasce com o propósito de aproximar agentes de viagens de especialistas e destinos, ampliando o conhecimento técnico e fortalecendo a oferta de produtos de inverno. “É um segmento que cresce ano após ano entre os brasileiros, e nosso papel é dar ao agente ferramentas para atender com mais segurança e assertividade esse público cada vez mais interessado em experiências na neve”, disse Marcelo Siciliano.
A programação começou com o Club Med, apresentado por Thaís Feier, executiva de contas Lazer Individual. A rede destacou seu diferencial all inclusive premium, com ski pass e aulas inclusas, atividades de entretenimento para toda a família, e a forte presença de brasileiros nas montanhas europeias.
Na sequência, a Abreu, com Luca Souza, mostrou que esquiar não é tão complicado quanto parece e ressaltou a importância de orientar os clientes sobre custos obrigatórios, como passes e equipamentos. Ele também trouxe dicas práticas sobre destinos na América do Norte e destacou a relevância de conhecer bem a idade dos viajantes para definir os valores do ski pass.
Fechando a manhã, Vanda Catão, gerente regional Brasil e América Latina de Lucerna e Titlis, apresentou os atrativos da Suíça Central. A executiva destacou a excelente mobilidade do país, a experiência imperdível de trem e as novidades do Titlis, montanha glacial com neve o ano inteiro, que inaugurará uma nova torre turística em 2026.
O período da tarde começou com a Província de Neuquén, que apresentou os centros de neve da região – Cerro Chapelco, Lago Hermoso e Cerro Bayo – e o crescente interesse dos brasileiros, que já representam 15% do público.
Na sequência, a Soul Traveler, com Mariana Casanova e Lívia Tenório, destacou a importância de adequar os pacotes ao perfil de cada cliente, considerando desde o nível de experiência com esqui até o período de funcionamento das estações. Para casais, a operadora indica Chapelco e Chillán; para famílias, Portilho e Valle Nevado; para jovens Las Leñas e Catedral e o mais econômico é o Cerro Castor.
A Travel Expert, representada por Monica Destri, apresentou as opções chilenas, com destaque para Portillo, Chillán e Corralco, cada um voltado para perfis distintos de viajantes – de famílias a esquiadores experientes.
No painel da JetSMART, Patricia Witt trouxe informações sobre as rotas da companhia, incluindo novidades como os voos diretos para Mendoza e Buenos Aires a partir de diferentes capitais brasileiras, além de facilidades para grupos.
A Queensberry, com Amanda Zeni, reforçou sua expertise na venda de pacotes completos para neve em diferentes hemisférios, ressaltando a importância da consultoria personalizada para agentes na escolha de hospedagem, estação e época da viagem.
Encerrando o dia, a Air France, representada por Felipe Dias Lopes, apresentou sua robusta malha aérea no Brasil, o programa de fidelidade Flying Blue e soluções corporativas como o Blue Biz, além do Business Solutions, um portal completo onde o agente de viagens pode checar desde políticas e procedimentos até produtos e serviços da companhia aérea.