O Recife Convention & Visitors Bureau participou da captação de 102 novos eventos para Pernambuco em 2010. Até 2014 esses eventos deverão atrair mais de 261 mil turistas de eventos e acompanhantes; um incremento em torno de 243% em cima do número de turistas atraídos com os eventos captados em 2009.
“A vinda desses novos eventos para o Estado deverá gerar mais de 653 mil diárias nos equipamentos hoteleiros locais e representa uma injeção na economia local acima de R$ 431 milhões”; assegura José Otávio de Meira Lins; presidente do Recife Convention & Visitors Bureau.
De janeiro a novembro; mais de 200 mil pessoas participaram; em Pernambuco; de 96 feiras e congressos captados; apoiados e promovidos pelo Recife CVB em parceria com a Secretaria de Turismo do Recife. “A vinda desses eventos contribui significativamente para minimizar efeitos ocasionados pela sazonalidade. Este ano; por exemplo; a ocupação média anual nos equipamentos hoteleiros pernambucanos foi em torno de 95%. E não há como negar que a realização de feiras e congressos influencia positivamente para atingirmos esse resultado. Vale lembrar; que só este ano; os visitantes que desembarcaram no Estado motivados pela participação em eventos colaboraram para geração de 626.152 diárias nos equipamentos hoteleiros da região e injetaram R$380 milhões na economia”; afirma Meira Lins.
Além de palco para realização de eventos nacionais; a cidade do Recife despontou como uma das principais capitais no Brasil a realizar feiras e congressos no padrão ICCA (International Congress & Convention Association); principal entidade no mundo responsável pelo mapeamento de eventos internacionais; que creditou o sexto lugar no ranking brasileiro à capital pernambucana. Para entrar na disputa; a cidade foi sede de onze eventos que obedecem a um critério de no mínimo 50 participantes e três edições realizadas em países diferentes.