
A infraestrutura; os patrocinadores e as novidades para o Carnaval de Rua 2011 foram apresentados hoje (30/11) pelo secretário Especial de Turismo do Rio e presidente da Riotur; Antônio Pedro Figueira de Mello. Segundo ele; o patrocínio à festa vai representar uma economia de aproximadamente R$ 8 milhões para os cofres da prefeitura. Entre as melhorias anunciadas; o carnaval de rua do próximo ano terá o lançamento de concursos de fantasia e de beleza e 13 mil banheiros químicos; número que representa um crescimento de 209% com relação ao do ano passado.
Antônio comentou na ocasião sobre o controle da violência na cidade: “O Rio de Janeiro atravessa um momento difícil; mas é um momento difícil que tem rumo. Nós vamos conseguir mostrar aos turistas do mundo todo que a nossa cidade tem uma linha de segurança. Nós temos a certeza de que faremos um carnaval inesquecível”. Ele declarou também que um dos compromissos da organização é não descaracterizar a festa; respeitar os movimentos e as tradições: “A rua é do povo; tem que ser utilizada pelo povo.
Além do aumento do número de banheiros químicos; junto à campanha contra “xixi na rua” com distribuição de cartazes e placas e conscientização com marchinhas adaptadas; o carnaval de rua terá 800 diárias de controladores de trânsito; 80 diárias de UTI móvel e a publicação de 1 milhão de exemplares de um guia com o roteiro dos blocos. Estes serão distribuídos nos postos de informação turística; hotéis; restaurantes; aeroportos e quiosques de informação bilíngue; que serão espalhados pela cidade.
Outras novidades apresentadas pelo secretário foram o Concurso de Fantasias; iniciativa inédita entre as prefeituras que visa manter a tradição das fantasias de carnaval; e o Concurso do Muso e da Musa; que será realizado antes do carnaval. O primeiro terá olheiros e fotógrafos pela cidade; que vão distribuir broches aos que vestirem fantasias criativas. Já do Concurso do Muso e da Musa; qualquer um pode participar ao enviar uma foto sua pela internet.
A cidade espera receber 2;5 milhões de pessoas no carnaval de rua. No dia 10 de dezembro; a Riotur vai divulgar o número de blocos por área.
Duda Magalhães, da Dream Factory, Gabriel Viegas, do Itaú Unibanco, Thiago Zanetinni, da Antarctica e Antônio de Mello, da Riotur