O Estado de Santa Catarina começou a estruturar seus quatorze segmentos turísticos prioritários: aventura; ecoturismo; bem-estar; cultural; ferroviário; esportes; GLBT; lazer e entretenimento; maior idade; náutico; negócios e eventos; rodoviário; rural; e sol e praia. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Turismo; Cultura e Esporte (SOL); que começa a formar os grupos de trabalho de cada segmento.
Nos últimos três meses; a secretaria realizou reuniões com alguns deles; como o náutico e o religioso (inserido no cultural); para estruturar as diretrizes políticas; os programas e montar os grupos de trabalho. Formados por representantes do poder público; entidades e trade turístico; eles vão estabelecer estratégias e programas para apoiar questões como ordenamento e infraestrutura. Em 2011 serão formados os grupos de trabalho dos demais segmentos.
“Santa Catarina é um dos Estados com a maior quantidade de segmentos turísticos; e precisa estar preparada para concorrer com qualquer destino do mundo”; afirma o secretário de Estado de Turismo; Cultura e Esporte; Valdir Walendowsky.