
O ex-prefeito de São Vicente e atual deputado federal e presidente do PSB de São Paulo; Márcio França; assume o cargo de secretário de Turismo do Estado de São Paulo. O anúncio acaba de ser feito pelo governador eleito; Geraldo Alckmin. Essa nomeação confirma ainda a decisão de separar da área de turismo da pasta de Esporte e Lazer.
“O turismo terá um importante papel nos próximos anos com a Copa do Mundo e os jogos olímpicos e queremos que São Paulo garanta uma participação maciça. Além disso; temos condições de desenvolver permanentemente o turismo de eventos e religioso no estado e; ao mesmo tempo; gerar mais empregos para o setor”; explicou Alckmin; ao anunciar a criação da Secretaria de Turismo de São Paulo; nesta terça-feira (28/12); ao MERCADO&EVENTOS.
A prioridade do secretário de Turismo Márcio França será estruturar a nova secretaria. “Nesses últimos quatro anos o turismo teve uma atuação acanhada no governo. Ao desvincular o Turismo da pasta de Esporte e Lazer construiremos um circuito estadual turístico”; revelou França; mencionando que além dos recursos dedicados as estâncias turísticas; a secretaria buscará investimentos por meio de parcerias. Segundo o secretário; a ideia é implantar uma linha de ônibus circulante de dois andares e que percorrerá todas as regiões turísticas de São Paulo.
“Na temporada de verão; o ônibus faria roteiros ligando as principais cidades do litoral paulista. Já no inverno; o itinerário incluirá os destinos de montanha. “Com apenas uma passagem; o visitante pode conhecer diversos atrativos do estado. É um projeto que defendo há anos; inclusive; quando fui prefeito de São Vicente. Agora; como secretário de Turismo do Estado de São Paulo; espero colocá-lo em prática”; completou.
Márcio França iniciou sua carreria política em 1989 como vereador da Câmara de São Vicente. Em 1997 é eleito prefeito de São Vicente. Em 2007; aos 43 anos; o político começou seu primeiro mandato como deputado federal e logo depois assumiu a liderança do PSB na Câmara dos Deputados. Márcio França também é autor de projetos como aquele que autoriza a Câmara dos Deputados a fiscalizar dos gastos em viagens de servidores públicos federais.
O turismo de São Paulo aguarda também uma definição sobre a Companhia Paulista de Eventos e Turismo (TurSP). Presidida por Luciane Leite; a entidade é; atualmente; subordinada a Secretaria de Planejamento do governo. Já a secretaria de Esportes ficará a cargo do presidente da Federação Internacional de Natação; neurocirurgião e professor Jorge Pagura; do PTB.
Márcio França