Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav/RJ) apontou um crescimento de 15% na venda de pacotes para o carnaval na cidade do Rio de Janeiro; em comparação ao mesmo período de 2010.
O crescimento se deve principalmente à demanda de turistas nacionais de São Paulo e Minas Gerais. “Creditamos o aquecimento da demanda nacional à estabilidade do mercado; ao surgimento das classes C e D como consumidoras de produtos turísticos e às diversas formas de parcelamento atualmente oferecidas pelas companhias aéreas”; declarou o presidente da Abav/RJ; Luiz Strauss de Campos.
Outro fator que impulsiona as vendas; para Strauss; é o fato de o carnaval ser comemorado este ano no mês de março. O que possibilita que o turista brasileiro disponha de mais tempo para se programar financeiramente.
Quanto à demanda internacional; foi constatada a presença de novos mercados como Índia; Irã e leste europeu. “Esse resultado é prova de que o Rio de Janeiro; por ser cidade sede dos jogos olímpicos de 2016; tem ganhado grande visibilidade no exterior. A expectativa é de que a cidade atraia um número cada vez maior de turistas estrangeiros para essa grande festa”; afirmou Strauss.
A maior parte do público estrangeiro vem dos Estados Unidos; de países asiáticos e europeus; entre eles; Alemanha; França; Itália; Portugal e Inglaterra. Ainda de acordo com o levantamento; além da cidade do Rio de Janeiro; os destinos do estado mais cotados para o carnaval são Búzios; Paraty e Angra dos Reis.