
A partir de abril deste ano; a Atout France Brasil terá um novo diretor. Jean-Philippe Pérol assume novamente a diretoria da entidade após mais de dez anos. Ele assumirá o cargo de Emmanuel Marcinkowski; que passará a atuar no mercado da Suíça. Em uma entrevista exclusiva com o MERCADO & EVENTOS; realizada na manhã de hoje (16/02) na sede da Atout France; os diretores falaram sobre resultados; novos desafios e expectativas de cada um para as novas funções que exercerão ao longo do ano de 2011.
Atualmente ; Pérol é diretor das Américas da Atout France e fica baseado em Nova York (EUA) e a partir de abril acumula também o cargo de diretor Brasil. Com a vinda dele para São Paulo; será a primeira vez que um diretor das Américas fica baseado fora dos Estados Unidos. Segundo Pérol; esta é uma mudança estratégica. “O coração de nossas atividades estão voltadas para os países emergentes; os chamados BRIC (Brasil; Rússia; Índia; China). O potencial desses países é muito grande e o futuro das viagens para França virão deles. Os demais países continuarão a crescer mas não da mesma forma como os esses novos mercados. Portanto; estar baseado no Brasil é uma visão estratégica”; afirmou.
As expectativa de Pérol voltar ao Brasil são grandes. “Será muito interessante voltar ao mercado brasileiro para saber quais foram as mudanças que ocorreram nesses anos que passei fora. Reencontrar pessoas; conhecer novas e ver a evolução que o turismo entre Brasil e França teve nesses últimos anos. Com os novos mercados crescendo; acho que há um campo de ação muito grande no país”; disse.
A primeira oportunidade do novo diretor se apresentar para o trade será no Destination France; que acontece nas cidades de Recife (11/04); Rio de Janeiro (12/04); São Paulo (13/04); Curitiba (14/04) e Porto Alegre (15/04). De acordo com Pérol; a transição de diretores será tranquila. “Eu sempre estive acompanhado de perto o trabalho de Emmanuel Marcinkowski. A metodologia será a mesma e daremos continuidade ao seu trabalho; então; será uma transição bem natural”; assegurou. No mesmo mês acontece também a primeira edição da Travelweek; uma feira voltada para o mercado de luxo onde a Atout France e parceiros participarão. O evento acontecerá em São Paulo; no Pavilhão da Bienal; entre os dias 6 e 10 de abril.
Entre os trabalhos desenvolvidos ele citou a continuidade da divulgação do destino e parceiros por meio de tecnologias; marketing eletrônico e mídias sociais; e a conquista das classes emergentes como novos turistas para o destino. “A França historicamente sempre foi o primeiro destino na Europa; mas hoje em dia já temos Portugal disputando esse lugar conosco. A competição entre os países cresceu muito e temos que estar atento a isso”; disse. O objetivo; segundo Pérol; é mostrar que a França é mais do que a cidade de Paris. “Temos muitas outras regiões interessantes que podem tornar a viajem ainda melhor e ajudar a aumentar o fluxo de turistas para o país”; completou.
Segundo Emmanuel Marcinkowski; o fluxo de brasileiros no destino França teve um incremento de cerca de 15% no ano de 2010. “Ainda não fechamos os resultados finais; mas por meio de questionários que enviamos para agentes e operadores estimamos um crescimento de pelo menos 15%. O ano foi muito bom; os voos estão lotados e as vendas foram alavancadas pelo euro desvalorizado”; disse.
Fazendo um balanço de sua gestão; ele citou a importância que foi a divulgação das regiões da França no Brasil para aumentar o fluxo de turistas. Sobre seus novos desafios ele disse: “O mercado suíço tem suas particularidades e é complicado porque em um mesmo país se falam três línguas diferentes e cada um desses povos tem suas preferências”; explicou. Entre seus projetos estão: trabalhar a divulgação do destino na Alemanha; temáticas como o SPA; muito forte na Suíça; e a divulgação do caribe francês.
Jean-Philippe Pérol