
Em 2010 a Suíça recebeu 67 mil turistas brasileiros; que geraram 168 mil pernoites nos hotéis do país. Tais números representam um crescimento de 24 e 17%; respectivamente; em relação a 2009. De acordo com a gerente de Marketing do Switzerland Tourism para o Brasil; Gisele Sarbach; a previsão é de que em 2011 tanto a quantidade de visitante como as pernotes tenham um incremento de 15%. Para alavancar este crescimento; o destino promove uma série de ações no país; entre elas o 7º Workshop Suíça Singular; que aconteceu hoje (17/03) no Hotel Reinassance; em São Paulo.
Como busca fazer todos os anos; o Switzerland Tourism realizou o evento em um formato diferenciado. Neste ano; os agentes de viagens ficaram em grupos nas mesas enquanto os fornecedores fazem um rodízio de dez minutos apresentando os seus produtos aos profissionais. Ao final de cada rodada os participantes ainda participaram de quiz e concorreram a diversos prêmios. “Buscamos sempre mudar o formato do evento para conseguir um envolvimento maior dos agentes de viegens”; explicou Gisele.
Segundo Gisele; o Brasil passou a ser um dos mercados prioritários da Suiça; uma vez que o número de turistas brasileiros no destino não para de crescer. Prova disso é a presença do diretor do Switzerland Tourism para as Américas no evento; Alex Hermann. Neste ano participam do workshop as operadoras MGM; Raidho; TT Operadora; Flot e Só Suiça; além de diversos destinos do país e a companhia aérea Swiss.
Outra ação empreendida pelo órgão para o mercado brasileiro é o site www.myswitzerland.com; que desde fevereiro conta com uma versão inteiramente em portugês. O Switzerland Tourism também levará 12 operadoras brasileiras para o Switzerland Travel; evento que acontece a cada dois anos no país. “Esta será uma oportunidade para que os operadores possam ter um contato mais direto com os fornecedores suiços”; contou Gisele.
A Suíça também está de olho no crescente mercado de viagens de incentivo no Brasil e para isso já planeja uma campanha de promoção do destino para este segmento. “Iremos investir 40 mil francos para promover o destino para o setor de viagens de incentivo e congressos; que também está crescendo muito”; afirmou.
Após o evento; o Switzerland Tourism oferceu um almoço no restaurante Capim Santo para alguns dos parceiros do Suíça Singular. Na ocasião; Alex Hermann agradeceu a parceria dos fornecedores e ressaltou que o Brasil está em um outro patamar; uma vez que está cada vez mais enviando turistas ao destino. “Queremos estar mais perto do mercado brasileiro e contamos com a ajuda dos parceiros para que nossos negócios possam crescer juntos”; declarou.
Gisele falou ainda sobre o sucesso do evento; que contou com a presença de 150 profissionais. “Foi um sucesso enorme; pois não sabiamos se o formato iria funcionar; mas todos gostaram muito”; revelou.
*Atualizada às 15h06
Gisele Sarbach e Alex Hermann