A 42ª edição da Regata Aratu-Maragojipe será lançada oficialmente amanhã (05/04); às 19h; no Terminal Náutico da Bahia; com um coquetel de apresentação das inovações e investimentos. Com o apoio da Secretaria de Turismo e Bahiatursa; a regata; que será realizada em 20 de agosto deste ano; tem início na entrada do Canal Aratu; na Bahia de Todos os Santos; com destino à Maragojipe; no Rio Paraguaçu.
São esperadas 200 embarcações e cerca de mil atletas de diversos países. Segundo o Comodoro do Aratu Iate Clube; Eduardo Peixoto de Moura; a prova terá a presença de uma comissão julgadora da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO); o que vai possibilitar uma maior rapidez no cálculo dos resultados; para que a premiação ocorra no mesmo dia; ao final da competição; em Maragojipe.
Nas edições anteriores; a premiação ocorria dias após a realização da prova. Outra novidade é que ao fazer as inscrições; os atletas doarão alimentos não perecíveis; para serem distribuídos a instituições beneficentes.
O Turismo Náutico conquistou reforços importantes para o seu desenvolvimento no Estado. Logo no início do ano; um decreto assinado pelo Governador Jaques Wagner; estabeleceu que haverá isenção total do ICMS na produção de embarcações de recreio ou esporte na Bahia. Também é concedida redução da carga tributária para 7% na comercialização desses mesmos tipos de embarcações produzidos em território baiano. A produção de componentes; partes e peças de produtos ligados à náutica de lazer realizada no Estado da Bahia contará também com isenção do ICMS.
Além da desoneração fiscal; o turismo náutico na Bahia contará com um importante reforço nos próximos anos; com a liberação de US$ 86 milhões do Prodetur para obras de infraestrutura na Baía de Todos-os-Santos. Os recursos serão aportados na melhoria e implantação de píeres; atracadouros; marinas e na construção de uma estrada batizada Via Náutica Baía de Todos-os-Santos.