
RECIFE – Mais do que uma das maiores festas populares do Brasil, o São João tem se consolidado como um importante produto turístico para Pernambuco. A aposta na valorização da cultura popular e na promoção dos festejos em diferentes municípios do estado tem contribuído para ampliar o interesse dos visitantes e fortalecer a identidade cultural pernambucana.
A avaliação é da secretária de Cultura de Pernambuco, Ana Paula Jardim, que destacou o papel dos eventos juninos na divulgação das tradições locais e no incentivo ao turismo cultural durante entrevista ao M&E.
Segundo ela, iniciativas como o São João Gomes ajudam a aproximar moradores e turistas de manifestações culturais que representam diferentes regiões do estado.
Cultura popular ocupa espaço central na programação
De acordo com a secretária, a proposta é oferecer ao público uma experiência que vá além dos shows, valorizando expressões tradicionais que fazem parte da história de Pernambuco: “É muito importante este momento. O Governo de Pernambuco abraçou esse evento trazendo cultura popular, grupos tradicionais e a oportunidade das pessoas conhecerem toda essa cultura que vem do interior, seja nas quadrilhas, nos grupos de pífano, no maracatu, nos bois e em diversas manifestações culturais que estão presentes aqui”.
Para Ana Paula, o evento também funciona como uma vitrine para que moradores da capital e visitantes tenham contato com manifestações que muitas vezes estão concentradas em cidades do interior.
“É uma oportunidade para que as pessoas conheçam toda essa riqueza cultural que existe em Pernambuco.”

São João se consolida como produto turístico
A secretária destacou que a estratégia de promover o ciclo junino dentro e fora do estado tem contribuído para aumentar a visibilidade do destino Pernambuco.
Segundo ela, as ações de divulgação realizadas têm despertado o interesse de turistas que muitas vezes não conhecem a dimensão dos festejos juninos pernambucanos.
“Temos vendido muito o destino do ciclo junino e percebido um crescimento desse interesse. Quando levamos nossa cultura para outros lugares com quadrilhas e apresentações culturais, muitas pessoas ficam impressionadas com a grandiosidade do que fazemos aqui”, explicou.
“Esse movimento de levar a nossa cultura para fora é uma forma de convidar as pessoas a virem conhecer de perto a gastronomia, o artesanato, as festas e toda a experiência que Pernambuco oferece”, completou.
Estado incentiva visitantes a conhecerem diferentes destinos
Embora Recife seja uma importante porta de entrada para os turistas durante o período junino, a recomendação da secretária é que os visitantes aproveitem a viagem para conhecer outras cidades que também mantêm fortes tradições ligadas ao São João.
“Explorem além de Recife. Conheçam também o São João de Caruaru, de Pesqueira, de São Lourenço da Mata, de Petrolina e de tantas outras cidades do estado”, afirmou.
Segundo ela, cada município preserva características próprias e contribui para a diversidade cultural que marca o ciclo junino pernambucano.
“Todas as cidades do nosso estado têm São João, têm cultura popular e têm grupos que ajudam a contar a história de Pernambuco. É uma oportunidade de conhecer toda essa riqueza cultural.”
“Pernambuco é muito rico culturalmente. Quando as pessoas vivenciam essa experiência de perto, entendem a dimensão da nossa cultura e de tudo aquilo que torna o nosso estado único”, concluiu.
*O M&E viaja com proteção GTA.







