Durante o feriado da Semana Santa; os municípios de Búzios; Cabo Frio e Rio das Ostras; da Região dos Lagos (RJ); devem receber aproximadamente 300 mil turistas; um aumento de 20% em comparação com o mesmo período de 2010. A ocupação hoteleira nesses municípios já ultrapassa os 90%; sendo que em Búzios há lotação em toda a rede de hotéis e pousadas.
De acordo com o secretário de Turismo de Búzios; Cristiano Marques; por não ter mais vagas nos hotéis do balneário; os visitantes já estão buscando cidades vizinhas; como Cabo Frio e Arraial do Cabo. “Este ano; a gente espera mais de 100 mil turistas no município”; diz Cristiano; acrescentando que isso se deve ao feriado prolongado. Além disso; o município ainda terá tradicionalmente a competição de vela; que vai reunir este ano cerca de 350 velejadores de todo o país; o que aumenta ainda mais a ocupação.
Os que decidirem ir para Cabo Frio e estiverem em busca de vagas em hotéis ou pousadas precisam se apressar. O município já tem 95% de sua rede hoteleira ocupada e; de acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo; mais de 150 mil turistas devem escolher passar o feriado na maior cidade da Região dos Lagos. Em relação ao ano passado; o aumento é de 20% no número esperado de visitantes. Cabo Frio ainda terá o show do grupo de pagode “Molejo”; no sábado (23); a partir das 22h; em um palco montado em frente ao Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.
Rio das Ostras vai oferecer para moradores e turistas um programa especial no feriadão da Semana Santa – o show do pianista Artur Moreira Lima. Segundo a Secretaria de Turismo do município; a taxa de ocupação hoteleira hoje é de 90% e a expectativa é receber cerca de 20 mil turistas. Para a apresentação; o caminhão-teatro ficará estacionado na Praça São Pedro; no centro de Rio das Ostras; no sábado (23); a partir das 20h. Além disso; o 2º Open de Frescobol vai movimentar a Praia de Costazul; cartão-postal do município; no fim de semana.
Região Serrana – O feriadão vai trazer benefícios não só para as cidades litorâneas. A Serra Fluminense também sentirá o aumento no número de turistas. A cidade de Teresópolis; por exemplo; já tem mais de 70% de sua rede hoteleira ocupada. De acordo com o secretário de Turismo do município; Michel Al-Odeh; a expectativa é que esse número aumente ainda mais. “Hoje; estamos tendo a contribuição do Governo Federal na divulgação de Teresópolis. Além disso; uma parceria com algumas redes de shoppings do Brasil possibilitou uma publicidade gratuita para o município. Com isso; devemos receber muito mais visitantes que no ano passado”; afirma o secretário.