O desembarque de turistas internacionais cresceu cerca de 5% durante os primeiros meses de 2011; consolidando a recuperação de 7% registrados em 2010. Segundo a World Tourism Barometer; o crescimento foi positivo em todas as regiões do mundo em janeiro e fevereiro de 2011; com a exceção do Oriente Médio e Norte da África. América do Sul e o sul da Ásia lideraram o crescimento (ambos com 15%); seguido por África subsaariana (13%) e Europa Central e Oriental (12%).
Em todo o mundo; as chegadas turísticas internacionais ultrapassaram 124 milhões nos dois primeiros meses de 2011; ante os 119 milhões no mesmo período de 2010; com as economias emergentes crescendo a um ritmo mais rápido do que os países desenvolvidos (6% contra 4%).
“Esses resultados confirmam que; apesar dos inúmeros desafios; a recuperação do turismo internacional; que foi notavelmente forte no ano passado; está se consolidando”; disse o secretário-geral da OMT; Taleb Rifai; em Istambul; na Turquia; durante abertura de um evento especial sobre a “Promoção do Turismo para o Desenvolvimento Sustentável e Redução da Pobreza”. “A notícia é especialmente positiva para as economias emergentes e países em desenvolvimento; particularmente para a África; onde o turismo é cada vez mais reconhecido como um motor de desenvolvimento; exportações e emprego”; acrescentou.