A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais promoveu; na última quinta-feira (26/05); a primeira etapa do Enduro Escola 2011; em Brumadinho; no Circuito Turístico Veredas do Paraopeba. A ação sensibilizou os alunos do ensino médio da Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira. A iniciativa integra as ações do Projeto Estruturador Turismo Competitivo em Minas Gerais; do Governo de Minas.
De acordo com o superintendente de Estruturas do Turismo da Setur-MG; Emílio Botelho; presente na abertura do Enduro; o projeto é fundamental para a conscientização sócio-ambiental e para fomentar o turismo sustentável. “Minas Gerais tem muitos atrativos de aventura e ecoturismo; mas é imprescindível que nossos adolescentes sejam conscientizados sobre a questão da sustentabilidade. É preciso orientar nossos jovens sobre a importância do turismo; sempre preservando o patrimônio histórico; e sem causar danos ao meio ambiente”; pontuou.
Esta etapa do Enduro Escola tem o apoio do Circuito Turístico Veredas do Paraobepa; da Prefeitura Municipal de Brumadinho e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
O projeto – O Enduro Escola é um projeto de recreação esportiva; turismo e educação ambiental que busca a sensibilização de adolescentes por meio da prática do trekking ecológico; além de incentivar o conhecimento histórico; cultural e ambiental da região.
As próximas etapas do projeto serão realizadas em Juiz de Fora (Circuito Turístico Caminho Novo); Ipatinga (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas); Santana do Riacho (Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó) e Sete Lagoas (Circuito Turístico das Grutas).