No último dia 10 de janeiro, o Ministério do Turismo divulgou uma lista preliminar com os destinos que serão divulgados em campanhas publicitárias para o mercado interno e aos países do Mercosul durante a realização da Copa do Mundo de 2014. A cidade do Guarujá (SP) não costa na lista. A prefeita Maria Antonieta e a secretária municipal de Turismo, Maria Eunice Grotzinger, estiveram ontem (01/02) em Brasília, para uma audiência com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, na qual deram andamento às negociações e à defesa da inclusão da cidade na lista dos destinos a serem divulgados pelo MTur.
A presidente do Guaruja Convention & Visitors Bureau (GCVB), Maria Laudenir Oliveira, e a secretária Maria Eunice enviaram ofícios ao deputado estadual Itamar Borges e ao secretário de Estado de Turismo do Estado de São Paulo, Márcio França, pedindo apoio para a inclusão da cidade na relação dos destinos.
Questionado pela imprensa local, Gastão Vieira, respondeu ao jornal diário (30/01/2012) A Tribuna, que “Aquela (lista) foi uma primeira seleção. Estamos trabalhando em uma nova relação, que vai contemplar outros destinos e produtos que serão divulgados também no mercado interno”. Aldo Rabelo, ministro do Esporte, complementou: “…Santos e Guarujá possuem todos os requisitos, como fácil acesso rodoviário, infraestrutura hoteleira, e locais para treinamento”.
“Todas as instituições que compõem o Guarujá, sejam públicas ou privadas, estão e permanecerão mobilizadas e engajadas para que o município seja incluído na próxima lista de destinos a serem promovidos pelo MTur. Esperamos que, além de fazer jus aos critérios estabelecidos, a promoção de Guarujá em campanhas publicitárias do Governo Federal trará desenvolvimento para a nossa cidade e, conseqüentemente, para os moradores”, afirma Maria Laudenir.
Os ofícios entregues alegam que a cidade tem atrativos que contemplam todos os critérios estabelecidos pelo MTur. Ou seja: Guarujá está localizada próxima da cidade de São Paulo, com deslocamentos que duram em média 54 minutos; possui infraestrutura rodoviária; a maior oferta hoteleira de todas as cidades do litoral do Estado de São Paulo (nove mil leitos, incluindo dois resorts de alto padrão); diversificada rede gastronômica e se orgulha de ter sido o primeiro município do Brasil a conquistar a certificação Bandeira Azul para uma de suas belas praias urbanas. A distinção confirma o potencial e a vocação turística de Guarujá; uma vez que tal título adota como critérios não apenas a qualidade da água, mas também informação e educação ambiental, conservação do meio ambiente local, segurança, serviços e infraestrutura de apoio.
A intenção do ministério é aumentar a oferta de atrativos oferecidos aos turistas da Copa, beneficiando também os municípios localizados no entorno das cidades-sede e de fácil acesso para os turistas. O trabalho será realizado em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de turismo, que deverão sugerir os destinos a serem trabalhados dentro de critérios estabelecidos pelo MTur.
Anabel Moutinho