Segundo pesquisa da Belta (Associação Brasileira de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais), os Estados Unidos foi listado como o segundo país mais procurado pelos estudantes brasileiros. O país é um dos destinos mais procurados nas agências especializadas em programas de estudos no exterior.
Segundo dados da OTTI (Office of Travel and Tourism Industries), órgão ligado ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos, em 2010, 38,4 mil brasileiros visitaram o país tendo como principal propósito estudar. Isso corresponde a 2,7% do total de brasileiros que estiveram no país norte-americano. Já em 2011, esse número saltou para 48 mil, 3,2% dos 1,5 milhão de visitantes oriundos do Brasil.
Os Estados Unidos lideram a lista de países mais procurados pelos estudantes no Rio de Janeiro. Ana Beatriz Faulhaber, coordenadora regional da Belta no Rio, destaca alguns fatores que justificam essa preferência como a valorização do dólar canadense ante ao dólar americano, as ações para facilitar a concessão de vistos e a proximidade geográfica. “As universidades e instituições americanas também se mobilizaram na prospecção de alunos brasileiros ampliando o escopo de alternativas oferecidas”, acrescenta.
Os mais procurados ainda são os cursos de idiomas, porém, há equilíbrio entre os programas de high school, cursos de especialização, estudos com trabalho no exterior e cursos de férias.
Larissa D`Almeida