A Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio – PE (CET – PE) viabilizou uma parceria entre a Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (ASTUR – PE) e o Senac que profissionalizará a mão-de-obra no turismo em 38 municípios da região. O objetivo é identificar os gargalos na prestação de serviço ao turista na região. Os encontros contaram com a participação do Senac, que, após mapear as necessidades de cada município, oferecerá cursos profissionalizantes através do projeto de Interiorização do PSG (Plano SENAC Gratuidade). As qualificações já começam a ser realizadas em agosto.
“Pela primeira vez no estado, conseguimos reunir 38 secretários de Turismo de municípios da região para discutir quais são os calos na prestação de serviço ao turista. Identificamos o que pode ser melhorado e o SENAC realizará um programa de treinamentos que atenda a todas as cidades”, disse José Otávio de Meira Lins, coordenador da CET-PE. “Nosso objetivo é qualificar os profissionais que atuam no setor para melhor atender as demandas que virão com a Copa do Mundo de 2014”, complementou Meira Lins. A Câmara Empresarial de Turismo e a Associação das Secretarias de Turismo serão responsáveis pelo monitoramento das atividades.
Para o presidente da ASTUR, Sérgio Aroucha, a mão de obra qualificada poderá incrementar no volume de visitantes para o estado. “A necessidade de mão de obra qualificada nas atividades turísticas tem sido apontada como um requisito primordial para atrair mais visitantes, não apenas nos períodos festivos, mas de forma permanente, bem como promover a interiorização do turismo no estado, não só gerando um aumento expressivo na renda e empregabilidade, como também melhorando a condição de vida do município numa perspectiva sustentável”, afirmou.
Filipe Cerolim