A secretária de Turismo, Abgail Pereira, anunciou na 23ª edição do projeto de Interiorização do Governo do Estado, nesta quinta–feira, dia 21, em São Francisco de Paula, a liberação de US$ 45 milhões, oriundos do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e a assinatura de convênio no valor de R$ 345 mil com o Ministério do Turismo para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS).Com isso, a Setur buscará junto aos 11 municípios que compõem o projeto o estabelecimento de cooperação técnica para que sejam cumpridos todos os requisitos BID para que esse recurso seja mobilizado ainda antes da Copa 2014.
A secretária enfatizou que pela primeira vez o Estado obteve a carta–consulta aprovada para o Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), o que permite acessar esta linha de financiamento com o BID. “Isso representa muito para o Rio Grande do Sul, uma vez que o documento compreende ações para a estratégia de produto turístico, a estratégia de comercialização, o fortalecimento institucional, a infraestrutura geral e serviços básicos e a gestão ambiental do corredor turístico”, afirmou.
Ao lado do governador Tarso Genro, Abgail assinou termo de cooperação com os municípios de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Nova Petrópolis. As cidades fazem parte das quatro regiões de abrangência do Prodetur.
Os investimentos em qualificação também foram destacados pela secretária. Municípios como Gramado e Bento Gonçalves já deram inicio às aulas de cursos de idiomas e auxiliar de cozinha que integram o Pronatec na Empresa. Em Caxias do Sul, a aula inaugural será no dia 1º de março. “Nós estamos investindo muito na qualificação dos nossos serviços e da nossa oferta turística”, destacou Abgail.