LISBOA – A Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL) foi palco da oficialização do convite do Festuris Gramado para que Portugal seja o destino internacional em 2025, que ocorre entre os dias 6 a 9 de novembro. A parceria foi firmada nesta quinta-feira (13), na FIL, em Lisboa, com a presença de Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs da feira, além de Lídia Monteiro, diretora-coordenadora da Direção de Apoio à Venda do Turismo de Portugal, e Bernardo Cardoso, coordenador do Visit Portugal.
- Troféu Cores do Turismo será entregue para Antonietta Varlese durante o Festuris
- Diversidade vai agregar destaque ao Espaço LGBT+ do Festuris
- Festuris antecipa tendências e novidades para feira de 2025
“É com grande satisfação que anunciamos Portugal como país convidado de honra do Festuris. Reconhecido pela excelência em arte, valorização territorial, inovação e sustentabilidade, o país oferece uma rica experiência que pretendemos compartilhar com o Rio Grande do Sul. Em nossa quarta edição com um país convidado — após Argentina, Uruguai e República Dominicana —, celebramos a chegada do primeiro representante europeu.
Ao atravessar o oceano, trazemos não apenas a cultura, mas o ‘saber-fazer’ português, que agrega valor e inspira o mercado. Estamos certos de que a presença de Portugal será um diferencial marcante no evento”, disse Zorzanello.
Já Marta Rossi destacou a afinidade cultural e a hospitalidade como um dos principais laços entre os países. “A presença de Portugal como convidado internacional é de extrema relevância. A histórica ligação entre Brasil e Portugal se fortalece ainda mais no Sul do país, onde a participação portuguesa em nossos eventos é constante. Para nós, gramadenses, essa conexão vai além do formal, representando uma verdadeira irmandade. Em Portugal, encontramos uma família acolhedora, assim como, no coração dos portugueses, habita a família de Gramado”.
O convite foi celebrado e bem aceito por Lídia Monteiro e Bernardo Cardoso. “Estamos muito felizes e honrados por sermos o país convidado da próxima edição do Festuris. Será o terceiro ano em que participamos de forma estruturada, com um estande organizado. O que sentimos ao visitar Gramado é exatamente isso: somos recebidos como família. E, quando as famílias se encontram, compartilham o que têm de melhor.
Nosso objetivo é levar para Gramado o melhor de Portugal, para que os brasileiros, especialmente do Sul, possam desfrutar dessa experiência. Teremos uma presença portuguesa ampla, com empresas que certamente atenderão a esse chamado e fortalecerão nossa participação”, afirmou Lídia.
Bernardo, por sua vez, ressaltou a conectividade entre os países, destacando o fortalecimento da conexão entre o Rio Grande do Sul e Lisboa.
“A retomada do voo da TAP neste ano reforça a presença de Portugal no Festuris, um evento de grande relevância no cenário brasileiro, especialmente considerando que os três estados do Sul representam 20% do PIB nacional.
Há três anos marcamos presença na feira com foco no segmento de luxo, e o Brasil tem se consolidado como um dos principais mercados em receita, superando até mesmo Portugal. Estar em Gramado amplia ainda mais essa conexão cultural e econômica”, concluiu.
* O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.