Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Arábia Saudita desponta no turismo global com alta de quase 400% em número de visitantes

thumbnail Arábia Saudita desponta no turismo global com alta de quase 400% em número de visitantes

Glória Guevara Manzo, assessora do Chefe do Ministério do Turismo da Arábia Saudita (Divulgação)

Depois da capital saudita Riade sediar, em dezembro passado, a Cúpula Global do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), e, também, a cerimônia oficial pelo Dia Mundial do Turismo 2023, com a presença de mais de 500 líderes globais do setor público e privado, a Arábia Saudita, no Oriente Médio, se converteu em um dos atores-chave no setor de viagens e o turismo.

O Projeto Visão 2030, do governo liderado pelo príncipe herdeiro, Mohammed Bin Salman, levou a Arabia Saudita, em 2022, à liderança do G20 em crescimento econômico, com 8,7 %(percentual duas vezes e meia a média do grupo) graças ao turismo.

“Com um orçamento de 1 trilhão de dólares, o reino saudita está construindo cidades, aeroportos e 600 mil novos quartos de hotel, entre muitas outras ações, com o objetivo de atrair 120 milhões de viajantes até 2030”

Glória Guevara Manzo, assessora em Chefe do ministro do Turismo da Arábia Saudita, Ahmed Al-Khataheeb, explicou que o número de visitantes internacionais registrou crescimento de 378% e 168% em gastos. “Com estes números, o país se coloca como um dos principais líderes mundiais em turismo e também define a pauta com ações frente às exigências da atividade, que aqui se converteu no novo petróleo”, disse.

O ministro Al-Khataheeb, está à frente da estratégia de promover o reino, de cara nova, no exterior, incluindo destinos da América Latina. O objetivo é claro: anunciar ao mundo que o país é a nova opção para as viagens, o turismo e os investimentos. Com um orçamento de 1 trilhão de dólares, o reino saudita está construindo cidades, aeroportos e 600 mil novos quartos de hotel, entre muitas outras ações, com o objetivo de atrair 120 milhões de viajantes até 2030.

al qurayyah 97408 1280 Arábia Saudita desponta no turismo global com alta de quase 400% em número de visitantes

A nova cara da Arábia Saudita inclui o Mar Vermelho como prioridade sustentável, já que é casa do quarto maior recife de coral do mundo (Pixabay)

A nova cara da Arábia Saudita inclui o Mar Vermelho como prioridade sustentável, já que é casa do quarto maior recife de coral do mundo. E, como parte dos grandes projetos do Plano Visão 2030, destaque para o Neom (megacidade de 500 bilhões de dólares) cuja primeira fase abrirá em 2024 com o Sindalah e outros projetos que vão transformar a região no lugar mais futurista do mundo, com cidades hiper conectadas, portos, zonas empresariais, centros de pesquisa, instalações esportivas e destinos turísticos.

ESPORTE E TURISMO – A estratégia para atrair mais turismo inclui o esporte e começou com a contratação do craque português Cristiano Ronaldo para o Al-Nassr, por 215 milhões de dólares anuais. Outros clubes da Liga Saudita de futebol investiram cerca de 1 bilhão de dólares na contratação de Karim Benzema e os brasileiros Neymar e Roberto Firmino. “Graças ao investimento no tema esportivo, o país conseguiu crescer um ponto percentual do PIB”, revela Glória Manzo.

A assessora explicou que não somente se fomenta o esporte no país, mas também atrai mais turistas que querem assistir os jogos. Paralelamente, “o país empreendeu um plano de conectividade aérea que expandirá o número dos destinos de 99 a mais de 250 até 2030”, projetou.

INVESTIMENTO VERDE – O reino Saudita hoje também se preocupa com a sustentabilidade, pois embora tenha uma das maiores reserva de petróleo do mundo, entende a importância da agenda verde, a preservação do planeta e o cuidado do meio ambiente. O objetivo da Arábia Saudita é fazer que o turismo seja parte da solução do grande desafio das mudanças climáticas.

“A mudança climática compete a todos e uma grande responsabilidade para a indústria no cuidado e conservação do planeta. O turismo sustentável é o novo rosto de nossa indústria”. assinala o ministro Al-Khateeb.

Hoje, os viajantes preferem selecionar destinos responsáveis com a preservação do meio ambiente e proteção às comunidades, respeitando os múltiplos ecossistemas, assim como os destinos que optam pelo uso de energias limpas e renováveis. Neste sentido, o país criou o Centro Global de Turismo Sustentável com o objetivo de reduzir a contribuição do setor turístico estimada em 8% de gases de efeito estufa a nível mundial e também avançar para emissões zero.

A MULHER NO TURISMO – A ex-presidente e CEO do WTTC e ex-secretária de Turismo do México, Glória Guevara, assinalou que parte da transformação da Arábia Saudita inclui prioridade às mulheres no setor de viagens e turismo. O governo saudita está comprometido com os direitos das mulheres, que hoje podem dirigir, viajar sozinhas dentro e fora do país e, o mais importante, ter acesso ao mercado de trabalho com igualdade salarial e em altos cargos de direção. Não há tolerância para abusos contra a mulher.

Receba nossas newsletters