SÃO PAULO – Apesar de pequeno, o vilarejo de Samoens, localizado no Vallée du Giffre nos Alpes Franceses, tem muito há oferecer aos seus visitantes. Com 2,5 mil habitantes, a aldeia tem atrações para todos os públicos, tanto no verão, quanto no inverno. O destino conta com a única estação de esqui dos Alpes, classificada pelo seu patrimônio histórico e cultural e por ser a 4ª maior região esquiável da França, com 265 km de pistas de diferentes intensidades.
Porém, o verão representa um terço da atividade turística do destino. É somente na estação mais quente que o maior jardim botânico da região – com mais 2,5 mil espécies de flores – permanece aberto e que eventos são realizados. Além disso, dois lagos que cortam a aldeia são ideais para a prática de esportes aquáticos como canoagem e rafting. Parapente, mountain biking, ciclismo e trilhas também são opções de esportes que podem ser praticados no local durante a estação.
A cidade é plana e a arquitetura medieval foi toda construida em pedra, pelos Frahans. São mais de 300 eventos produzidos ao longo do ano pra entreter os visitantes. Em 2020, a cidade será sede da copa do mundo de Telemark, que acontecerá de 28 janeiro a 1° de fevereiro. E o Escritório de Turismo de Samoens vem trabalhando na divulgação do destino. A base conta com 15 colaboradores, distribuídos em cinco diferentes áreas, sendo elas: direção, atendimento ao cliente, eventos, promoção e comunicação, e reservas.
Atualmente, o escritório de Turismo trabalha com 41 países diferentes O principal mercado é o próprio mercado francês, seguido pela Inglaterra, Bélgica, Holanda, Espanha e Israel. O Brasil entra no top 10 principais mercados do destino, mas ainda tem dificuldade para vender o produto. Por esse motivo, Paula Vignola, gerente de Promoção do Escritório de Turismo de Samoens, aproveitou sua passagem pelo Brasil para visitar operadoras e capacitá-las sobre o destino. Vignola não deixou de fazer uma visita a sede do M&E em São Paulo.
“Neste primeiro momento, estamos tentando sentir e conhecer melhor o mercado brasileiro, apresentando o destino para os operadores. A ideia é voltar no próximo ano e organizar ações para divulgar ainda mais o destino no Brasil, se sentirmos que o mercado tem potencial”, destacou Paula.
Segundo Paula, não é um produto difícil de se vender para o público brasileiro. Além de todos os seus atrativos, Samoens possui um Club Med, resort all inclusive conhecido mundialmente. No inverno de 2017-2018, a cidade teve crescimento de 25% no turismo local, apoiado na abertura do Clube Med. “É fácil para o operador vender o Club Med. Os brasileiros são familiarizados com a marca e possuem confiança”, afirmou Paula. “Porém, o resort está localizado em uma região mais afastada do centro da cidade, dentro do complexo de esqui, nas montanhas, o que o torna um pouco isolado. Por isso é necessário que o agente conheça as outras opções de hospedagem”.
Samoens possui 22 mil leitos, divididos entre hotéis, resorts, chalés de luxo e residências. No último inverno, o grupo MGM abriu uma residência cinco estrelas e um hotel quatro estrelas na cidade. A construção de mais duas residências do mesmo grupo estão previstas para 2020 e 2021. “A vila esta crescendo muito na hotelaria e em acomodações, teremos grandes empreendimentos chegando em Samoens nos próximos anos”, disse Paula.
“Nós oferecemos ao operador de viagem um contrato de parceria, que dá ao profissional o acesso a tarifa net pra todos os serviços, tanto no verão, quanto no inverno. Em junho deste ano, lançamos um site de reservas para o operador parceiro, onde ele tem acesso – através de login e senha – a todas as acomodações e serviços do destino. Ele pode procurar a acomodação e checar a disponibilidade e o valor e, se quiser, também consegue realizar a reserva online. O site é recente e tem algumas melhorias a serem feita mas já facilita a vida do operador”, explicou a gerente.