Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Escritório de Turismo de Samoens divulga atrativos do destino no Brasil

Paula Vignola, do escritório de Turismo de Samoens

Paula Vignola, do escritório de Turismo de Samoens

SÃO PAULO – Apesar de pequeno, o vilarejo de Samoens, localizado no Vallée du Giffre nos Alpes Franceses, tem muito há oferecer aos seus visitantes. Com 2,5 mil habitantes, a aldeia tem atrações para todos os públicos, tanto no verão, quanto no inverno. O destino conta com a única estação de esqui dos Alpes, classificada pelo seu patrimônio histórico e cultural e por ser a 4ª maior região esquiável da França, com 265 km de pistas de diferentes intensidades.

Porém, o verão representa um terço da atividade turística do destino. É somente na estação mais quente que o maior jardim botânico da região – com mais 2,5 mil espécies de flores – permanece aberto e que eventos são realizados. Além disso, dois lagos que cortam a aldeia são ideais para a prática de esportes aquáticos como canoagem e rafting. Parapente, mountain biking, ciclismo e trilhas também são opções de esportes que podem ser praticados no local durante a estação.

No inverno, além das estações de ski e a prática de patinagem nos lagos congelados, o centro da cidade realiza o tradicional mercado de natal

No inverno, além das estações de esqui e a prática de patinagem nos lagos congelados, o centro da cidade realiza o tradicional mercado de natal

A cidade é plana e a arquitetura medieval foi toda construida em pedra, pelos Frahans. São mais de 300 eventos produzidos ao longo do ano pra entreter os visitantes. Em 2020, a cidade será sede da copa do mundo de Telemark, que acontecerá de 28 janeiro a 1° de fevereiro. E o Escritório de Turismo de Samoens vem trabalhando na divulgação do destino. A base conta com 15 colaboradores, distribuídos em cinco diferentes áreas, sendo elas: direção, atendimento ao cliente, eventos, promoção e comunicação, e reservas.

Atualmente, o escritório de Turismo trabalha com 41 países diferentes O principal mercado é o próprio mercado francês, seguido pela Inglaterra, Bélgica, Holanda, Espanha e Israel. O Brasil entra no top 10 principais mercados do destino, mas ainda tem dificuldade para vender o produto. Por esse motivo, Paula Vignola, gerente de Promoção do Escritório de Turismo de Samoens, aproveitou sua passagem pelo Brasil para visitar operadoras e capacitá-las sobre o destino. Vignola não deixou de fazer uma visita a sede do M&E em São Paulo.

“Neste primeiro momento, estamos tentando sentir e conhecer melhor o mercado brasileiro, apresentando o destino para os operadores. A ideia é voltar no próximo ano e organizar ações para divulgar ainda mais o destino no Brasil, se sentirmos que o mercado tem potencial”, destacou Paula.

Segundo Paula, não é um produto difícil de se vender para o público brasileiro. Além de todos os seus atrativos, Samoens possui um Club Med, resort all inclusive conhecido mundialmente. No inverno de 2017-2018, a cidade teve crescimento de 25% no turismo local, apoiado na abertura do Clube Med. “É fácil para o operador vender o Club Med. Os brasileiros são familiarizados com a marca e possuem confiança”, afirmou Paula. “Porém, o resort está localizado em uma região mais afastada do centro da cidade, dentro do complexo de esqui, nas montanhas, o que o torna um pouco isolado. Por isso é necessário que o agente conheça as outras opções de hospedagem”.

É necessário um único skipass para conhecer todo o complexo de esqui e o Escritório de Turismo faz transporte gratuito até o teleférico

É necessário um único skipass para conhecer todo o complexo de esqui e o Escritório de Turismo faz transporte gratuito até o teleférico

 

Samoens possui 22 mil leitos, divididos entre hotéis, resorts, chalés de luxo e residências. No último inverno, o grupo MGM abriu uma residência cinco estrelas e um hotel quatro estrelas na cidade. A construção de mais duas residências do mesmo grupo estão previstas para 2020 e 2021. “A vila esta crescendo muito na hotelaria e em acomodações, teremos grandes empreendimentos chegando em Samoens nos próximos anos”, disse Paula.

“Nós oferecemos ao operador de viagem um contrato de parceria, que dá ao profissional o acesso a tarifa net pra todos os serviços, tanto no verão, quanto no inverno. Em junho deste ano, lançamos um site de reservas para o operador parceiro, onde ele tem acesso – através de login e senha – a todas as acomodações e serviços do destino. Ele pode procurar a acomodação e checar a disponibilidade e o valor e, se quiser, também consegue realizar a reserva online. O site é recente e tem algumas melhorias a serem feita mas já facilita a vida do operador”, explicou a gerente.

Receba nossas newsletters