Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Ministra do Turismo vai a Salvador ouvir demandas do setor turístico

Glicério Lemos, presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, Daniela Carneiro, ministra do Turismo, e Carneiro e Geraldo Junior, vice-governador da Bahia (Foto: divulgação)

Glicério Lemos, presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, Daniela Carneiro, ministra do Turismo, e Carneiro e Geraldo Junior, vice-governador da Bahia (Divulgação)

Daniela Carneiro, ministra do Turismo, participou, na última terça-feira (7), de um encontro com representantes da Fecomércio Bahia, a convite de Glicério Lemos, presidente da Câmara Empresarial de Turismo da entidade, para ouvir as demandas do setor na região.

Na relação de reivindicações do trade baiano, Lemos pediu maior promoção, inclusive digital, para o segmento de lazer, a exemplo do turismo religioso e náutico; a não tributação sobre os 10% da gorjeta; uma solução para o preço das passagens aéreas; a volta das estruturas de praia, que tiraram competitividade ao segmento sol e mar em Salvador; assim como a desburocratização na liberação de recursos para financiamento de capital de giro e investimento de ativo fixo para aquisição de novos equipamentos, mobiliários, utensílios etc.

“Estou muito feliz de estar à frente desta Pasta que representa uma atividade que gera emprego e transforma vidas. É um grande desafio que me foi confiado pelo presidente Lula e estou aberta ao diálogo, um ponto forte do governo federal e da minha gestão no esforço de que o turismo seja protagonista desse novo Brasil. E a Bahia merece um turismo cada vez mais forte e desenvolvido”, afirmou a ministra.

A reunião dá continuidade a uma série de encontros com gestores públicos e privados do setor de Turismo, reforçando o compromisso da ministra com o diálogo permanente, um dos eixos prioritários do seu plano para os 100 dias de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Aproveito a presença neste evento do vice-governador, Geraldo Júnior, para reivindicar que, juntamente com os governos federal e municipal, trabalhemos para promover mais a capital baiana no mundo e trazer com isso mais eventos para a cidade”, frisou, pedindo esforços para captar o principal congresso da ICCA (International Congress and Convention Association), cuja escolha acontece ainda este ano.

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, ressaltou os bons números do turismo no estado. “Receberemos nessa temporada seis milhões de turistas, que injetarão R$ 9 bilhões na economia do nosso estado, gerando emprego e renda para a nossa população”, relatou.

Outra questão a ser trabalhada pelo MTur, segundo o secretário-executivo da Pasta, Bento Nunes, é a ampliação do acesso ao crédito. “Estamos trabalhando para permitir que não apenas os grandes empresários tenham acesso a crédito, mas, principalmente, os pequenos e microempresários por meio de microcrédito que fará a nossa economia girar”, relatou.

A ministra Daniela Carneiro reforçou seu apoio total ao setor e ressaltou que sua visita a Salvador também teve como objetivo conhecer a infraestrutura da capital baiana para o Carnaval e deixou aberta as portas do Ministério do Turismo para fortalecer a atividade no Estado. A ministra se comprometeu a voltar a Salvador ou receber em Brasília os representantes baianos do turismo para discutir uma agenda mais ampla para o setor.

Para o secretário de Turismo do estado da Bahia, Maurício Bacellar, apesar da recuperação obtida pelo setor após a pandemia, a Bahia quer ainda mais. “Durante a pandemia, conseguimos apoiar o setor em quatro eixos e obtivemos bons resultados, mas podemos mais e o turismo vai estruturar a geração de emprego e renda no nosso país, contribuindo para a erradicação da fome”, disse.

Receba nossas newsletters