Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Novo Mapa do Turismo de Alagoas emplaca 50 municípios

Cidades foram validadas durante Foretur, onde também foi apresentada a nova campanha promocional do Destino Alagoas

Cidades foram validadas durante Foretur, onde também foi apresentada a nova campanha promocional do Destino Alagoas

O novo Mapa do Turismo de Alagoas, validado junto ao Ministério do Turismo (MTur), será composto por 50 municípios divididos em sete regiões turísticas. As cidades foram reconhecidas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), durante o 50º Fórum Estadual de Turismo (Foretur), na manhã desta quinta-feira (1°).

Aproximadamente 140 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais de turismo, representantes de entidades representativas e players do trade turístico lotaram a sala Ponta Verde, do Centro de Convenções de Maceió, para prestigiar a homenagem aos municípios turísticos, conhecer a nova configuração do Mapa, a nova campanha promocional do Destino Alagoas e a agenda de ações promocionais e de fomento encabeçadas pela Sedetur para o segundo semestre deste ano.

As sete regiões se mantém as mesmas da configuração anterior, são elas: Costa dos Corais (Litoral Norte), Lagoas e Mares do Sul (Litoral Sul), Caminhos do São Francisco (Alto e Baixo São Francisco), Grande Maceió (Região Metropolitana), Agreste, Quilombo e Caatinga (Alto Sertão) porém, dois novos municípios integram o Mapa do Turismo do Estado, são eles: São José da Tapera e Lagoa da Canoa. A configuração anterior, validada em 2017, contava com 67 municípios ao todo. A redução se deu pelo afinamento e rigorosidade das novas exigências impostas pelo Mtur para composição do Mapa, que visavam a potencialização da atividade no país como um todo.

Com essa delimitação do Mapa é possível dirigir esforços e recursos a estes 50 municípios que tem maior potencial turístico, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Rafael Brito.

“O Programa de Regionalização do Turismo, implantado pelo Ministério do Turismo e replicado pelo Governo do Estado, busca melhorar a cada dois anos, com a atualização do Mapa, as políticas públicas junto aos gestores municipais, desenvolvendo o potencial turístico desses municípios. Este trabalho, aliado às estratégias e ações promocionais promovidas pelo Governo, em parceria com o trade, consolidam o turismo como uma das principais atividades econômicas do Estado, fomentando a geração de emprego e renda em todas as regiões alagoanas”.

Renaldo Nobre Silva, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de São João da Tapera, município da região da Caatinga, alega que é um grande avanço para a cidade compor o Mapa do Turismo de Alagoas. “Estando no Mapa iremos buscar angariar apoio dos Governos Estadual e Federal para desenvolver a atividade turística na nossa cidade, que já conta com atrativos de turismo de aventura, pedagógicos e históricos que contam a história de Lampião e do Cangaço”.

A presença do município no Mapa do Turismo garante o envio de recursos federais para fomento e potencialização dos produtos turísticos da cidade, através de políticas públicas, estruturação de produtos turísticos e ações promocionais dos destinos. Confira abaixo a lista dos municípios alagoanos que compõem o novo Mapa do Turismo em Alagoas por região turística:

1. Costa dos Corais: Barra de Santo Antônio; Japaratinga; Maragogi; Paripueira; Porto Calvo; Passo de Camaragibe; Porto de Pedras; São Miguel dos Milagres e Paripueira.

2. Lagoas e Mares do Sul: Pilar; Barra de São Miguel; Coqueiro Seco; Marechal Deodoro; Roteiro; Coruripe; Feliz Deserto; e Jequiá da Praia.

3. Caminhos do São Francisco: Água Branca; Delmiro Gouveia; Olho D’Água do Casado; Pão de Açúcar; Traipu; Piranhas; São Brás; Porto Real do Colégio; Penedo; e Piaçabuçu.

4. Quilombos: Quebrangulo; Paulo Jacinto; Viçosa; Mar Vermelho; Ibateguara; Saõ José da Laje; e União dos Palmares.

5. Agreste: Palmeira dos Índios; Junqueiro; Arapiraca; São Sebastião; Campo Alegre; Boca da Mata; e Lagoa da Canoa.

6. Caatinga: Mata Grande; Senador Rui Palmeira; Maravilha; Santana do Ipanema; Major Isidoro; Poço das Trincheiras; Olho D’Água das Flores; São José da Tapera.

7. Grande Maceió: Maceió; e Rio Largo.

Receba nossas newsletters