Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Recife é a primeira capital do Nordeste a implantar plano de turismo criativo

Mustafá Dias, Ana Paula Vilaça e Diego Rocha, da SETUREL

Mustafá Dias, Ana Paula Vilaça da Secretaria de Turismo de Recife e Diego Rocha, presidente da FCCR

SÃO PAULO – Recife é a primeira capital do Nordeste e terceira do Brasil a implantar o plano de turismo criativo, que tem como objetivo posicioná-la como a cidade do turismo de experiencia. O plano foi estabelecido no ano passado e as ações definidas tiveram inicio agora em 2019.

Valorizar a gastronomia, manifestações artistícas e divulgar atrativos menos conhecidos são os principais objetivos do novo plano. “Recife não é só sol e mar, Recife é história, culinária, arte e atrativos o ano inteiro. Nossa campanha de divulgação visa posicionar Recife como um destino de lazer, por esse motivo teremos diversos festivais ao longo do ano”, afirmou Ana Paula Vilaça, secretária de Turismo do Recife.

Durante o verão, diversas ações foram realizadas visando atrair e entreter os turistas que passaram por Recife. Uma das ações realizadas pela secretaria de turismo foi a Blitz nos hotéis, onde durante o café da manha, alguns hotéis receberam os blocos de carnaval e aulas de frevo. Em março, foi realizado o famoso carnaval de Recife, conhecido como o mais democrático do País, que contou com mais de 40 polos, duas mil apresentações e recorde de público, com mais de dois milhões de pessoas. No Marco Zero de Recife, a programação de Carnaval teve cinco dias de eventos com apresentações de dança, teatro e manifestações artistícas que incluiam a comunidade local.

O próximo grande evento da cidade é a festa de São João, que começa no dia 8 de junho e dura o mês todo. “Recife tem uma localização estratégica, por esse motivo, quem compra Recife acaba ganhando vários destinos. Quem vai pra Recife pode ir até Porto de Galinhas, Caruaru, Olinda ou curtir o São João nas cidades mais interioranas”, afirmou Mustafá Dias, diretor executivo de turismo de Recife. “Além do preço convidativo e hotelaria renovada, o turista ainda tem a possibilidade de fazer diversos passeios, além das atraçoes da cidade, que tem um extenso calendário festivo”, concluiu Mustafá.

Depois do São João, Recife terá festivais até o mês de dezembro, quando a cidade realiza sua grande festa de final de ano. Em agosto, a cidade sediará o Festival de Literatura, em setembro, de circo, em outubro, de dança, e em novembro de teatro. “Nosso objetivo é que o turista tenha sempre uma opção de entretenimento em qualquer período do ano. Por isso implantamos o plano de turismo criativo”, afirmou o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha.

Após um mês de janeiro com 5% de crescimento e um carnaval de sucesso, com 97% de ocupação hoteleira, houve uma grande recuperação na diária média do periodo. O crescimento da diária média superou 15%, trazendo uma maior permanência no período. Desde a Copa do Mundo houve um incremento da hotelaria da cidade, que desde então mantém a ocupação. “A nossa hotelaria tem 16 mil leitos e isso acompanha o desenvolvimento que o próprio setor vem deslumbrando. 99% dos nossos hotéis ficam na região da Praia de Boa Viagem, por isso temos projetos importantes na área de hotéis, hostels, hotéis boutique voltados para áreas além de Boa Viagem, a fim de atrair cada vez mais turistas”, disse Mustafá Dias.

Receba nossas newsletters