Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Setores de Turismo do Paraná ganham manuais de conduta segura

unnamed (2)

No restaurante Quintana Gastronomia, em Curitiba, os processos de higiene e manipulação de alimentos foram reforçados para garantir a segurança de clientes e colaboradores (Ale Carnieri)

O Sebrae/PR e a Fecomércio PR, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), elaboraram manuais de conduta segura para serviços de bares e restaurantes, de hospedagem e para eventos do estado do Paraná.

Nesta primeira fase, foram capacitadas 417 pessoas, de 351 empresas. O trabalho agora está na segunda fase, com revisão dos três manuais, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Paraná Turismo, e a produção para outros dois novos segmentos: atrativos turísticos culturais e naturais; e serviços de receptivo, agenciamento e transporte.

Patricia Albanez, coordenadora estadual de Turismo no Sebrae/PR, ressalta que o principal objetivo dos cadernos técnicos é a segurança das pessoas, com condutas de prevenção ao coronavírus. “Nesta segunda fase, buscamos a parceria com o Governo do Estado, para que os manuais tornem-se os materiais de referência para a retomada do turismo seguro no Paraná. A intenção é manter as atividades, sempre visando a segurança de turistas e colaboradores”, explica Patricia.

Em 2019, o Paraná registrou crescimento no número de empresas e guias no Cadastur – sistema do Ministério do Turismo de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor. Em 2018, eram 5.097 empresas cadastradas, número que cresceu 23% no ano passado, chegando a 6.280. Em nível nacional, segundo o Ministério, o setor de turismo responde por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 7,9% do total de empregos no país.

Receba nossas newsletters