Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Uruguai estende isenção de impostos para turistas até 2020

O Uruguai estenderá até 30 de abril de 2020 a isenção de impostos para turistas estrangeiros. O benefício inclui o reembolso do IVA para pagamentos de serviços turísticos em cartões emitidos no exterior. A medida é uma estratégia de promoção para diminuir os impactos de uma provável redução no fluxo de argentinos, principal mercado emissor para o país.

Ministra Liliam Kechichian_bx

Ministra do Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian

Os efeitos no Uruguai serão sentidos no câmbio, no comércio e no turismo, disse o economista e diretor executivo do Centro de Estudos para o Desenvolvimento (CED), Hernán Bonilla, ao jornal El País. “É claro que uma desvalorização afetará a estação turística no Uruguai, pois cai no momento em que a maior parte das reservas começa a ser processada”.

O trade turístico uruguaio avalia que os benefícios que foram renovados ano após ano permitiram manter certas margens de competitividade naquilo que é percebido como um mercado “caro” a nível regional, em particular.

A ministra do Turismo, Liliam Kechichian, disse nesta semana que as isenções fiscais custaram ao país US$ 30 milhões em 2018, mas a receita cambial foi de US$ 2,3 bilhões. “Se fizermos essa conta, é sempre benéfico isentar o IVA dos turistas”, afirmou em entrevista ao jornal La República.

Receba nossas newsletters