Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

HSMAI Brasil discute o setor de Turismo em encontro com hoteleiros da região Sul

A entidade, que possui board exclusivo em Gramado e região, promoveu seu primeiro Roundtable de Estratégia Comercial

A entidade, que possui board exclusivo em Gramado e região, promoveu seu primeiro Roundtable de Estratégia Comercial (Divulgação)

A HSMAI promoveu sua primeira edição do ano da Roundtable de Estratégia Comercial HSMAI com o board da região Sul, no Wyndham Gramado Termas Resort e Spa, na cidade de Gramado, (RS). O evento, que contou com a presença de cerca de 30 hoteleiros, entre diretores de hotéis, gestores comerciais, profissionais de Revenue Manager (RM), responsável por otimizar a receita do hotel, debateu as dificuldades enfrentadas pelo setor em 2023 e os desafios encarados pelos profissionais na região.

“A ideia dos encontros periódicos com hoteleiros que estão à frente da estratégia dos seus hotéis tem o objetivo da troca de insights, networking e analise dos dados macro de ocupação, diária média e Revpar. Além disso queremos incentivar sempre a cultura de Profit Management na região, e claro, elevar o pensamento estratégico”, explica Gabriela Otto, CEO da GO Consultoria e Presidente da HSMAI Brasil e Latam.

Entre os assuntos debatidos, o principal foi a dificuldade de encontrar profissionais de Revenue Manager qualificados na região, o que impacta diretamente no desempenho dos hotéis durante todo o ano. “Este é um problema enfrentado na Hotelaria. Estamos observando uma retomada de profissionais qualificados que deixaram o setor no passado, mas ainda há dificuldade em preencher as vagas”, explicou André Kabutomori, gerente Comercial na Casa Hotéis e Managing Director HSMAI Chapter Sul

Outro ponto apontado no encontro é a diminuição da diária média na região. Segundo dados apresentados durante o evento, Gramado foi o único destino de lazer com queda de tarifa média em 2023, e o segundo com maior alta de número de diárias, com cerca de 22% a mais que no ano anterior. “Observamos também um aumento considerável da oferta de Airbnb e multi-propriedade na região, o que impacta diretamente no resultado da hotelaria. Trabalhar preços abaixo do esperado não é a solução para gerar demanda para os hotéis, mas conseguir diversificar além do lazer, complementando com share de turistas internacionais, eventos e corporativo é o caminho para região”, completou André.

Na ocasião, também foi apresentado o board da região Sul que estará à frente de eventos e encontros para os profissionais em 2024. São eles: André Kabutomori, gerente comercial na Casa Hotéis e Managing Director HSMAI Chapter Sul; Fabiano Cailon, gestor comercial do Hotel Bertoluci; Juan Andrade, gerente de Revenue Management e Distribuição no Wyndham Gramado Termas Resort & Spa; e Maitê Michelon, diretora da Rede de Hotéis Dall’onder.

Receba nossas newsletters