A Embratur irá patrocinar o Festuris 2024. O evento reunirá expositores nacionais e internacionais do setor, entre os dias 7 e 10 de novembro, no Rio Grande do Sul. O apoio da Agência faz parte das ações de promoção internacional do estado, numa estratégia de reconstrução de imagem após as enchentes de maio deste ano.
A parceria entre a Embratur e a organização do evento foi firmada neste mês, na sede da Embratur, em Brasília. O apoio envolve, entre outros acordos, a realização de um famtour, viagem de familiarização, com operadores latino-americanos para fomento de negócios com empresas brasileiras, especialmente as gaúchas, para retomada da reconstrução do estado por meio do turismo.
O presidente da Agência, Marcelo Freixo, reforça que a parceria é fundamental para a retomada do turismo do Rio Grande do Sul. “O Festuris é uma grande feira consolidada no calendário da América Latina, que atrai muitos atores do turismo do Brasil e do mundo. É uma vitrine que gera muitos negócios e oportunidades. Apoiar o Festuris é também apoiar o Rio Grande do Sul. Passada a etapa de prestar ajuda humanitária na maior catástrofe do estado, agora o que a gente quer é gerar renda e oportunidade por meio do turismo”, pontuou.
Para o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, a extensão da parceria com a Embratur oportuniza ampliar o relacionamento do Festuris com o mercado internacional. “Isso facilita a conexão do evento com os compradores que estão sendo incentivados a virem conhecer um Brasil diferente, que é a nossa amada Serra Gaúcha, local onde ocorre o evento. Assim, favorecendo o entendimento deles sobre o potencial gigante que o Rio Grande do Sul possui no turismo. Temos muito a oferecer, como atrativos diferenciados, além de uma cultura genuína. Essa parceria é fundamental para a promoção do Brasil no mercado turístico do exterior e na captação dos compradores do destino, ao trazê-los para conhecer o produto local, fato imprescindível para a reconstrução e retomada do turismo do nosso estado”, avaliou.
Festuris Gramado
Com mais de três décadas de existência, o Festuris Gramado é conhecido por lançar tendências e gerar negócios. Para esta edição, o evento promete continuar investindo nos espaços segmentados ofertando diferenciais competitivos e customizados para os mais diversos públicos consumidores. O diferencial deste ano são os espaços Holístico e Wellness, que promoverão equipamentos e serviços voltados para o bem-estar.
Em 2023, 15 mil pessoas participaram da 35ª edição do Festuris. Na maior edição de todas, segundo os realizadores, 40 destinos internacionais buscaram o evento. Para este ano, a proposta é investir nos espaços Holístico e Wellness (Bem-estar).