Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Frente do Turismo comemora um ano no Congresso Nacional

FrenTur comemora um ano com a presença de autoridades do trade turístico (Foto: Cláudio Araújo)

FrenTur comemora um ano com a presença de autoridades do trade turístico (Foto: Cláudio Araújo)

Na quarta-feira (6/4) a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur) comemorou um ano de funcionamento. A cerimônia, que foi na Câmara dos Deputados, foi comandada pelo presidente da Frente, deputado federal Herculano Passos (PSD-SP), que prestou contas das atividades de 2015 e apresentou a agenda legislativa para 2016.

Entre as principais conquistas citadas, está a sanção da lei que regulamenta o turismo rural e da lei que isenta do visto turistas estrangeiros que queiram visitar o Brasil neste ano, devido às Olimpíadas. “Serão 90 dias de dispensa do visto para que turistas dos Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá possam entrar no país. O fim dessa burocracia irá aumentar o número de estrangeiros aqui e, por isso, queremos que essa regra se torne definitiva e não só nas Olimpíadas”, defendeu.

Herculano também citou os trabalhos que terão continuidade neste ano. “O principal deles é a legalização dos cassinos, que irá atrair turistas e investimentos, gerar empregos e maior arrecadação, ajudando o país a sair da crise”. Outra bandeira mencionada pelo deputado é a regulamentação do trabalho intermitente. “Estão tramitando na Câmara dois projetos: um é de minha autoria e tramita em regime de urgência. O objetivo é regulamentar essa modalidade de contratação no período dos Jogos Olímpicos. O outro trata da inclusão definitiva do trabalho intermitente nas leis trabalhistas, buscando assim atender demanda do setor de serviço, que é a base do turismo”.

O vice-presidente da FrenTur, Senador Hélio José (PMDB-DF) chamou a atenção para a necessidade de maior inserção do Brasil na rota do turismo internacional. “Não tem sentido um país como o México, que é um povo que adora viajar, ter um fluxo invertido em relação ao Brasil. Ou seja, são muito mais brasileiros que vão para lá do que visitantes mexicanos que vem para o Brasil e o Brasil com esse potencial gigante que existe aqui”.

Alberto Alves, que está respondendo interinamente pelo Ministério do Turismo, enalteceu essa parceria com a FrenTur. “É importante reconhecer que a Frente Parlamentar tem sido uma aliada estratégica na defesa do setor”. Alves falou também sobre o andamento dos trabalhos no ministério. “Pelas circunstâncias que a política provoca, o ministro Henrique (Eduardo Alves) deixou a pasta, mas todas as atenções estão focadas para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado”, garantiu.

Ao final do evento, o deputado Herculano colocou a FrenTur à disposição para receber novas demandas do trade. “A nossa Frente é produtiva e queremos avançar cada vez mais nesse tema tão importante que é o turismo, que gera emprego, renda e é um fator de desenvolvimento econômico e social importantíssimo para o Brasil”, finalizou.

Receba nossas newsletters