O Brasil é o segundo destino de sol e praia do mundo que mais desperta o interesse do cidadão norte-americano, segundo pesquisa encomendada pela Embratur, logo após a veiculação da campanha publicitária “Visit Brazil. A wow experience”, que ocupou as ruas, TVs e Internet americanas entre os meses de maio e junho de 2022.
O México (17%) é o destino de sol e praia líder de preferência dos entrevistados, com o Brasil na segunda posição (7%) entre os países estrangeiros – o próprio EUA é citado por 9%.
A pesquisa foi realizada com duas mil pessoas, com idade a partir de 30 anos, das cidades de Washington, Nova York, Los Angeles, Dallas e Houston, praças em que a campanha da Embratur foi veiculada. A margem de erro no total da amostra é de 2,2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
“Nossa campanha teve o objetivo de promover o Brasil em um dos mercados mais importantes para o nosso turismo. Essa pesquisa comprova a assertividade das ações da Embratur e soma-se a outros dados importantes: só em OTA’s (Agências de Viagens Online) nossa campanha gerou acréscimo de US$ 3,7 milhões em viagens de norte-americanos ao Brasil ”, comemorou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
86% dos entrevistados (8 em cada 10) dizem já ter realizado viagens para outros países e 89% afirmam pretender viajar ao exterior. Outro dado importante sobre o entusiasmo dos norte-americanos com o Brasil é que 21% dos viajantes que afirmaram ter visitado o país nos últimos cinco anos, quase metade (48%) pretende voltar ainda no ano de 2022.
A imagem que possuem do Brasil é positiva para 64% dos turistas e regular para 24%. Entre quem viu a campanha da Embratur sobre turismo no Brasil, a imagem positiva do país sobe para 85%, representando aumento de 21%.
A campanha “Visit Brazil. A wow experience” trouxe também resultados práticos de movimentação da economia, gerando um acréscimo de US$ 3,7 milhões em viagens ao Brasil a partir dos Estados Unidos – dados computados apenas por meio de agências on-line. Além disso, foram mais de 3 milhões de visualizações dos vídeos da campanha nas redes sociais do Visit Brasil e 44 milhões de acessos ao site do Visit.