Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Brasileiros passaram, em média, uma semana viajando em 2021, diz pesquisa

Marco_Ankosqui MTur ferias brasil

Turistas da Região Norte que lideram o ranking dos que passam mais tempo viajando (Marco Ankosqui/MTur)

Das 12,3 milhões de viagens realizadas por turistas brasileiros no ano passado, 99,3% ocorreram dentro do país, com uma média de sete noites fora de casa. Os dados são da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua Turismo, compartilhados pelo Ministério do Turismo, que revelam que são os turistas da Região Norte que lideram o ranking dos que passam mais tempo viajando.

Segundo a pesquisa, os roraimenses chegaram a dormir fora do lar por cerca de 19 dias, seja em viagens dentro ou fora do estado. Já o registro de pernoites dos moradores do Amapá, por sua vez, foi de 17 dias, seguido pelos residentes do Acre (14 dias) e do Amazonas (12 dias). Rondônia e Pará também estão entre as 10 Unidades da Federação que registraram a maior média de pernoites em viagens (9 dias).

Os moradores do Distrito Federal e do Mato Grosso também ganharam destaque em relação ao tempo de duração de suas viagens, com média de 11 e 10 dias, respectivamente. Entre as primeiras colocações, constam ainda representantes do Nordeste, com a Bahia (10 dias) e Pernambuco (9 dias). Por outro lado, dos que registraram as menores médias de pernoites durante viagens, estão Sergipe e Espírito Santo, com seis dias.

O levantamento PNAD Contínua Turismo 2020-2021, uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no mês de julho, apontou ainda crescimento na proporção de viagens realizadas no país que resultaram em pernoite, que passou de 73%, em 2019, para 76%, em 2021.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.