Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

BTL: Rio retoma promoção internacional e negocia retorno de voos

Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do RJ

Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do RJ

LISBOA – O Rio de Janeiro retomou oficialmente sua promoção internacional nesta BTL 2022, que acontece de 16 a 20 de março, na capital portuguesa. A comitiva do estado veio em peso, com a participação do secretário de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca, do presidente da Turisrio, Sergio Ricardo, e da diretora executiva do Rio CVB, Roberta Werner. Em entrevista ao M&E, Tutuca falou sobre esta importante retomada.

“Estamos retomando nossa promoção internacional com grande otimismo e a esperança de receber novamente os turistas portugueses e internacionais como um todo. E a participação na BTL, com estande próprio, é um exemplo deste nosso trabalho. Vamos avançar nesta investida em diversos destinos no exterior e retomar os voos que se foram durante a pandemia e também por conta da economia do estado que acabou sendo afetada”, disse Tutuca.

O secretário de Turismo ainda comentou sobre a conectividade aérea com a nova concessão que envolverá os aeroportos do Santos Dumont e do Galeão. Juntos, os terminais serão administrados por uma única empresa.

Sergio Ricardo, da Riotur, Roberta Werner, do RioCVB, e Gustavo Tutuca, da Setur-RJ

Sergio Ricardo, da Turisrio, Roberta Werner, do RioCVB, e Gustavo Tutuca, da Setur-RJ

“A solução de um lote único, para ser arrematado por apenas uma empresa, vai solucionar nosso problema. A nova concessão precisará de equilíbrio e sustentabilidade, o que será muito bom para nós. A proposta é fazer o SDU receber voos executivos e voos curtos domésticos, enquanto o Galeão servirá como hub internacional e de conexões longas com outros destinos do Brasil. Sendo assim, solucionamos os problemas da conectividade”.

Outras investidas para melhorar a conectividade aérea envolvem a redução do ICMS no Galeão para operações domésticas, aumentando assim o interesse comercial, e a negociação com aéreas internacionais. Nesta BTL, por exemplo, Tutuca terá uma reunião com a TAP. “Nossa expectativa é ampliar os voos. Nesta reunião vamos ver o que precisamos fazer para termos ainda mais frequências”, destacou.

“A solução de um lote único, para ser arrematado por apenas uma empresa, vai solucionar nosso problema. A nova concessão precisará de equilíbrio e sustentabilidade, o que será muito bom para nós”

Outro ponto importante para atrair novos voos é segurança turística. O secretário destacou a melhoria no acesso ao aeroporto do Galeão, com monitoramento e conservação das Linhas Vermelha e Amarela. “Temos uma nova central de monitoramento na Ilha do Fundão (próximo ao Galeão), além de uma nova frota de motocicletas para criarmos essa sensação de segurança que para cidadãos e turistas é fundamental”, frisou.

Legado

Gustavo Tutuca deixa a secretaria de Turismo do Rio de Janeiro até o fim do mês. Ele vai se candidatar as eleições estaduais que serão realizadas no fim do ano. O sentimento é de dever cumprido. “Foi realmente uma missão muito difícil, mas durante a pandemia nos concentramos no turismo doméstico, nos nossos emissores mais próximos, como São Paulo e Minas, além de termos avançado em diversos projetos dentro do Brasil”, disse.

Gustavo Tutuca assumiu em novembro de 2020 e, desde então, tem liderado uma série de ações, como a campanha “O Rio Continua Lindo. E Perto!”, que passou por oito cidades no Brasil levando toda a cultura e os atrativos turísticos da cidade. “Temos também o encontro de negócios ‘O Rio é de vocês’, no qual levamos nosso destino, nossa rede hoteleira e atrativos para as agências e operadoras de todo o Brasil”, destacou.

Outra parte importante do legado da gestão de Tutuca é o projeto “Rio+10”, um planejamento estratégico para os próximos 10 anos do Rio. “O estudo vai apresentar o que esperamos ser daqui a 10 anos, com impactos na economia e o que precisa ser feito até lá, disse o secretário, que destacou também o projeto de sinalização turística que será lançado este ano, considerado o maior da história do estado, com investimentos de R$ 100 milhões.

Receba nossas newsletters