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Destinos / Feiras e Eventos

Carnaval atrai mais de 4 milhões de foliões e gera faturamento acima dos R$ 4 bilhões

Carnaval no Recife (Ana Azevedo/M&E)

Levantamento do MTur aponta resultados positivos nos principais centros carnavalescos (Ana Azevedo/M&E)

O Carnaval acabou e o impacto econômico deixado beneficiou os setores de hotéis, bares, restaurantes e viagens, gerando emprego e renda e turbinando a economia nacional. Em Recife (PE), mais de 3,4 milhões de foliões brincaram o Carnaval, produzindo receitas de R$ 2,4 bilhões e a criação de 57 mil postos de trabalho temporários.

De acordo com o balanço divulgado pela prefeitura da cidade, o público deste ano cresceu 20% em relação a 2023. Para receber o grande volume de turistas que chegaram à cidade, a rede hoteleira ocupou 96% de suas vagas no período entre 9 e 13 de fevereiro, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE).

Na vizinha Olinda (PE), o Carnaval atraiu mais de 4 milhões de foliões que circularam pelas ladeiras da cidade. Segundo a prefeitura, foram R$ 400 milhões girando na economia e 35 mil postos de trabalho. A taxa de ocupação dos hotéis ficou em 99%, com uma ampliação de 10% na oferta de leitos em relação ao mesmo período de 2023.

O Carnaval baiano não ficou atrás e o estado registrou resultados históricos. Cerca de 3 milhões de visitantes circularam em Salvador e em quase 90 cidades do interior onde a festa aconteceu. Foi um recorde de R$ 6,6 bilhões na economia, conforme estimativas da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A rede hoteleira teve ocupação entre 95% e 100%, enquanto o aeroporto da capital baiana recebeu 26% a mais de voos, em comparação com o mesmo período do ano passado. Vindos pelo mar, 18 mil foliões desceram no porto de Salvador, onde atracaram três navios de cruzeiro.

No Rio Janeiro, 7 milhões de pessoas lotaram as ruas da cidade e o incremento econômico alcançou R$ 5 bilhões, de acordo com o estudo “Carnaval de Dados”, feito pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Riotur e o Instituto João Goulart. Durante esse período, os hotéis da capital tiveram 87% de ocupação. E chegou gente por terra, ar e mar: só no Píer Mauá, o movimento foi de 30 mil turistas, nacionais e estrangeiros, trazidos em sete navios no período.

Se consagrando como destino carnavalesco, Minas Gerais teve 12 milhões de foliões, sendo 6,5 milhões no interior e 5,5 milhões em Belo Horizonte. A festa movimentou cerca de R$ 4,7 bilhões. Os números mostram o crescimento descentralizado da folia, além do registro de alta de 9% em relação ao ano passado. Durante o período, também foram criadas 100 mil novas vagas temporárias de trabalho no estado.

Na capital paulista, o Sambódromo do Anhembi ficou lotado nos desfiles. Na noite de sexta (9) e na madrugada de sábado (10), recebeu 45.738 foliões e, de sábado para domingo (11), 48.510 pessoas passaram pelo local, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba. Do público presente, 32,5% era formado por pessoas de fora da cidade de São Paulo, sendo 17,6% da região metropolitana, 11,5% do interior, 2,7% de outros estados e 0,7% de estrangeiros. Os paulistanos totalizaram 67,5% do público.

“O turismo no Brasil voltou com força total, e o sucesso do Carnaval em vários locais do país é o prenúncio do que o ano de 2024 reserva para o setor. Mais de 49 milhões de foliões curtiram o período carnavalesco, e a CNC previu uma movimentação de R$ 9 bilhões com as festas do período. Estamos falando de um importante impacto nas economias locais, que se traduz na geração de emprego e renda para a nossa população”, comemorou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Descanso no feriado

Destinos não tão tradicionais também estivam nos roteiros dos viajantes, durante a folia de Momo. Muitos turistas optaram pela tranquilidade em lugares mais restritos à agitação, como é o caso da Paraíba. Durante o período do Carnaval a ocupação hoteleira no estado ficou na média de 86%. As cidades mais escolhidas foram Cabedelo, Areia, Conde, Campina Grande, Cabaceiras, Lucena, Bananeiras, Matureia e João Pessoa.

Longe dos festejos, Foz do Iguaçu (PR) também teve boa movimentação. Mais de 42 mil visitantes estiveram nas Cataratas do Iguaçu entre 9 e 14 de fevereiro, um aumento de 3% em relação ao ano anterior.

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