GRAMADO – A 34ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado começa nesta quinta-feira (3), às 19h30, no Palácio dos Festivais, com a tradicional cerimônia de abertura, que reunirá autoridades e homenageados. Já a feira de negócios e os debates ocorrem no Serra Park nos dias 4 e 5. Serão 24 mil m² de área construída, mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais. A meta de vendas, inclusive, ultrapassou em 16% os números de 2019.
Recentemente, entrevistamos os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que nos contaram tudo sobre as novidades da tradicional feira que fecha o calendário oficial dos grandes eventos do turismo de 2022. Segundo Marta, além da ampliação do evento por conta da alta demanda do segmento turístico, a grande novidade é o Espaço Food & Drink Experience. Ele estará localizado no pavilhão 2, agora chamado de Pavilhão Hortênsia.
“Levando em consideração os resultados prévios, temos afirmado que essa será a edição das edições”
“Quem já organizou um passeio ou viagem pensando, também, na gastronomia do local? Pois bem, no Festuris o participante poderá vivenciar diferentes sensações como harmonização de vinhos e espumantes, culinária regional, nacional e internacional. A Arena Gastronômica será recheada de sabores especiais, com aulas show ao vivo, com duração de aproximadamente 30 min cada e degustação ao final de cada preparo”, disse ela.
Números
- Estimativa de mais de 12 mil participantes;
- 24 mil m² de feira construída;
- Mais de de 2.700 marcas em exposição;
- 40 destinos internacionais;
- 90 horas de conteúdo;
- 15 mil reuniões agendadas via aplicativo do Festuris;
- Presença de 450 jornalistas e influencers.
- Projeção de volume de negócios de R$ 360 milhões;
- Impacto econômico para 2022 projetado de R$ 25 milhões;
- Participação de buyers internacionais expressiva, provenientes de Portugal, EUA, Argentina, Uruguai e Paraguai.
“Aquilo que tínhamos planejado está se concretizando a 15 dias do evento. Nossa expectativa do início do ano era superar 2019, fato que está consumado. Ampliamos a ocupação física da feira, temos um número maior de expositores, ampliamos conceitos como a inclusão, o food & drinks. Estamos realizando o primeiro evento sem a necessidade de protocolos, num contexto favorável, que vai permitir o abraço, a troca, o networking, a confraternização”, disse Eduardo Zorzanello.
Segundo Marta, houve um crescimento de 120% com relação a 2021, mais do que o dobro, o melhor resultado enquanto desempenho. Enquanto realização do evento, segundo ela, vai ser coroada com sucesso, porque o Festuris tem acompanhado o andar da recuperação da atividade turística.
“Temos o Festuris como referencial de qualidade, de geração de negócios, de networking e as expectativas em relação a isso são excelentes”
“Temos o Festuris como referencial de qualidade, de geração de negócios, de networking e as expectativas em relação a isso são excelentes. Nós vivemos 2021 com restrições e, mesmo assim, o evento foi um grande sucesso. Levando em consideração os resultados prévios, temos afirmado que essa será a edição das edições. Em termos de conteúdo e experiências, sabemos que a feira vai surpreender a todos. Entendemos que o resultado irá além daquilo que a gente imagina, inclusive”, completou Marta Rossi.
ESPAÇO FOOD & DRINKS – Como disse Marta, o espaço Food & Drinks é a grande novidade desta 34ª edição. Localizado no pavilhão Hortênsia, o espaço terá mais de 2 mil metros quadrados de área com imersão e aromatização de sabores, aulas-show com experiências gastronômicas na parte de vinhos, espumantes, chocolates, queijos, cerveja, erva-mate, azeite de oliva, entre outros. O evento terá, ainda, uma praça de alimentação temática e diversificada.
ESPAÇO LGBT – Já o Espaço LGBT, segundo os CEOs, terá local para bate-papos, assim como o Business & Innovation. Já a Área de Experiência será cheia de ações paralelas à feira, como sessão de autógrafos e exposições de obras de arte.
O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.