LONDRES – Durante o VisitBritain, que termina no próximo dia 29 de janeiro, o presidente do órgão de turismo do Reino Unido enfatizou ao M&E a importância dos brasileiros no crescimento do setor britânico.
“O Brasil é o nosso maior mercado latino-americano, então estou muito satisfeito. Os brasileiros são os que mais gastam dinheiro conosco”, enfatizou Nick De Bois.
Segundo os últimos dados divulgados, ainda de 2023, foram 344 mil visitantes e um total de 425 milhões de euros gastos. Para este ano, De Bois prevê superar esses números, inclusive de 2024, que acredita já ser um recorde: 380 mil brasileiros e gastos acima de 460 milhões de euros.
Com o estímulo do Brasil, a meta é ainda mais ambiciosa: “Este é um mundo competitivo. Estamos no turismo, então temos que trabalhar a nossa oferta e apoiar o comércio brasileiro para ajudá-los a ganhar clientes para virem para cá”, explicou De Bois. “Faremos isso desenvolvendo produtos, como a nossa nova campanha que, impulsionada pelas mídias sociais, achamos que ajudará a alcançar 38,5 milhões de visitantes por ano, e a marca de 50 milhões em 2030”, complementou.
NOVA CAMPANHA
O VisitBritain acredita que esses resultados serão alcançados através de uma nova estratégia: a indústria cinematográfica.
“Fizemos algumas pesquisas, e descobrimos que de cada 10 pessoas, nove querem visitar um local de filmagem. O Reino Unido teve o maior número de produção de filmes em 2023. Ou seja, uma quantidade enorme de cenas são vistas por bilhões de pessoas, literalmente, e principalmente porque a mídia social e o streaming ajudaram a atingir novos públicos”, contou. De Bois ainda enfatizou a vitrine que as plataformas de streaming proporciona com a exibição de longa-metragens de 30 anos atrás, que permite aumentar as produções cinematográficas porque aguça o interesse em conhecer esses locais.
“Nós queremos que elas venham e tenham uma experiência ainda maior: queremos colocar a Grã-Bretanha na mente delas para além do que acham que sabem sobre nossa história, tradição, cultura, palácios brilhantes, música, esporte, tudo! E aí, quando assistirem a campanha, observarem partes do país que elas nunca pensaram existir”, explicou.
O filme da campanha, ainda não oficialmente divulgado, foi desenvolvido em torno de alguns filmes bem conhecidos no mundo e também cenas de TV.
“Se você ama Harry Potter, pode ir ao castelo Alnwick. Eu prometo que se você for lá, pode ser uma bruxa”, pontuou De Bois.
O presidente do VisitBritain sabe que a faixa etária é um fator determinante para cativar as pessoas. Algumas cenas do filme da campanha são desconhecidas para alguns. O que também foi observado na pesquisa citada mais acima, foi o aumento da procura de um local da série Bridgerton, gravado no Castelo Howard: “O site recebeu um aumento no número de acessos não de 10 ou 20%, mas de 3.800%!”
+++ Mais de 400 profissionais do trade mundial participam do BIM
SHOWCASE
Toda a experiência com as operadoras no VisitBritain 2025 é uma validação do que se espera para o turismo no Reino Unido. “Acreditamos que elas podem vender melhor porque terão visto e experimentado o produto, já pensando no seu cliente com conhecimento e confiança daquele atrativo.
Obstáculos
A taxa de câmbio é um desafio para os brasileiros. “Por isso, temos que garantir que eles estejam fazendo uma escolha com informações completas, que eles saibam o que vão receber, o que vão ver e o quanto vão gostar. E esses produtos, só podem ser encontrados aqui”, pontuou De Bois.
As operações das companhias aéreas também aparecem no radar do VisitBritain. Apenas duas fazem rotas diretas do Brasil para Londres (Latam e British Airways): “Isso faz a diferença. Mas vamos maximizar essa capacidade e, quem sabe, podemos conseguir outras opções”, finalizou.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA