Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Conectividade e atrativos além das praias: os desafios de Balneário Camboriú (SC)

Valdir Walendowsky, secretário de Turismo de Balneário Camboriú, visitou a sede do M&E em São Paulo

Valdir Walendowsky, secretário de Turismo de Balneário Camboriú, visitou a sede do M&E em São Paulo

SÃO PAULO – Balneário Camboriú, em Santa Catarina, completará 55 anos no próximo dia 20 de julho. Trata-se de umas cidades turísticas mais consolidadas do País. Infraestrutura hoteleira, belas praias e proximidade com alguns dos principais destinos do estado, como Florianópolis e Penha, por exemplo. E entre os desafios do município para incrementar o fluxo de turistas está justmamente na ampliação dos atrativos, aumento da conectividade e melhoria da mobilidade urbana.

É o que afirma o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky, que visitou a sede do M&E nesta terça-feira (16). Valdir destacou as melhorias na cidade que beneficiam os moradores e consequentemente os turistas. Ele citou a construção da Avenida Panorâmica, que se conectará à BR-101, o prolongamento de duas vias importantes da cidade e a criação de um parque linear. “Tudo isso é fundamental para o Turismo. Não se pode investir em promoção e não melhorar a cidade, tanto para o turista como para os moradores”, disse.

Além da mobilidade urbana, Walendowsky acredita que é necessário também ampliar os atrativos da cidade, com novos equipamentos. Um exemplo é o Oceanário, que está sendo construído e será inaugurado em outubro. “Isso dará um upgrade na questão do entretenimento. Será mais uma opção para os turistas”, afirmou. “Outra novidade é que o zoológico da cidade está sendo reformado e modernizado. Com isso teremos uma grande diversidade de atrações”, complementou.

Também nesta linha, e secretário lembrou do Museu da Imagem e do Som, que embora não seja novo, tem um grande potencial. Ele conta com películas e máquinas originais de cinema, uma biblioteca especializada, moedas e selos. O acervo é resultado de uma coleção particular reunida durante 40 anos. “Isso agora está a disposição de quem quiser visitar. E ele é o único museu do Brasil com este tipo de objeto”, contou.

CONECTIVIDADE

Valdir Walendowsky lamentou o fim das operações da Avianca Brasil, que voava para Florianópolis e Navegantes. Com isso, além do preço das passagens ter subido, diminuiu a oferta de assentos para os dois principais aeroportos da região. “O dia em que há o maior número de voos em Navegantes é na sexta-feira. São 4 mil assentos, mas somente Balneário tem 23 mil leitos. Não é suficiente, por isso precisamos também de um turismo rodoviário forte”, ressaltou.

Hoje há fluxo de viagens de ônibus para o destino de mercados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Argentina, Uruguai e Paraguai. Segundo o secretário, a oferta rodoviária ajuda a minimizar os impactos de um número menor de voos. No entanto, ele aposta em novos voos em um futuro próximo. “Navegantes está sendo ampliado e as obras terminam em 18 meses. Certamente serão atraídos novos voos”, acredita. “O novo aeroporto de Florianópolis também começa a operar em outubro e também impactará Balneário Camboriú”, completou.

CENTRO DE CONVENÇÕES

Em fase final de construção, o Centro de Convenções de Balneário Camboriú é esperado ansiosamente por Valdir Walendowsky. Fruto de uma parceria entre o município, o Governo do Estado de SC e o Ministério do Turismo, o equipamento – com cerca de 30 mil m² de área construída – deve ficar pronto em breve. Na próxima semana acontece uma audiência pública para que possa ser elaborado o edital de concessão do empreendimento.

“O centro de convenções vai mudar consideravelmente o perfil de ocupação da cidade. Já temos eventos confirmados para 2020 e, após a concessão, isso certamente irá aumentar”, concluiu. O equipamento fica na BR-101 e comportará diversos tipos de eventos.

Receba nossas newsletters