Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

OMT lança conjunto de recomendações e pede ‘apoio urgente’ ao Turismo

Secretário-geral da OMT, Georgian Zurab Pololikashvili (Foto: reprodução twitter)

Secretário-geral da OMT, Georgian Zurab Pololikashvili (Reprodução/TwitterT

A Organização Mundial de Turismo (OMT) lançou um conjunto de recomendações pedindo apoio urgente ao setor de turismo global não apenas para se recuperar do desafio sem precedentes do coronavírus (Covid-19), mas para “retornar melhor e mais fortalecido ao crescimento”. As recomendações são fruto do resultado do primeiro Comitê Mundial de Crise do Turismo, realizado pela OMT com representantes de alto escalão do Turismo e do sistema das Nações Unidas como um todo.

São recomendações para ajudar governos, setor privado e comunidade internacional a enfrentar o que a OMT chamou de “emergência social”. As recomendações são o primeiro conjunto de medidas que os governos e players do setor privado podem adotar agora e nos próximos meses, de acordo com a OMT. Confira a íntegra do documento ao clicar AQUI.

“Essas recomendações específicas fornecem aos países uma lista de possíveis medidas para ajudar nosso setor a manter o emprego e apoiar as empresas em risco neste exato momento. Atenuar o impacto nos empregos e na liquidez, proteger os mais vulneráveis ​​e se preparar para a recuperação devem ser nossas principais prioridades ”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. “Ainda não sabemos qual será o impacto do Covid-19 no turismo mundial. No entanto, precisamos apoiar o setor agora, enquanto nos preparamos para torná-lo mais forte e sustentável quando ele voltar ao crescimento”, acrescentou.

O novo guia fornece 23 recomendações para agir, entre elas:

Gerenciamento da crise e mitigação do impacto: as principais recomendações estão relacionadas à manutenção do emprego, ao apoio a trabalhadores independentes, à garantia de liquidez, à promoção de desenvolvimento de habilidades e à revisão de impostos, taxas e regulamentos relacionados a viagens e turismo. As recomendações levam em consideração ainda a probabilidade de uma recessão econômica. A OMT sabe que o Turismo que sofrerá um revés severo, com milhões de empregos ameaçados.

Fornecimento de estímulos e aceleração da recuperação: o conjunto de recomendações enfatiza a importância de fornecer estímulos financeiros, com políticas fiscais favoráveis, relaxamento das restrições de viagem, flexibilização do regime de vistos, promoção de marketing focada na confiança do consumidor, entre outras medidas, para acelerar a recuperação. Também há o pedido para que o turismo seja destacado nas políticas de recuperação e nos planos de ação nacionais.

Prepare-se para o amanhã: as recomendações exigem mais atenção à contribuição do turismo para a Agenda de Desenvolvimento Sustentável e ao fortalecimento da resiliência, aprendendo com as lições da atual crise. As recomendações pedem aos governos e aos players do setor privado que desenvolvam planos de preparação e usem essa oportunidade para fazer a transição para a economia circular.

Receba nossas newsletters