Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Brasil / Curiosidades

Dia das Mulheres: conheça a trajetória de importantes nomes do Turismo

Por Bruna Grolla, Giulia Bottini, Janaina Brito e Pedro Menezes

mulheres Turismo_Prancheta 1

As mulheres vêm conquistando o seu espaço (Arte: Patrick Peixoto)

O número de mulheres que vivem no Brasil é superior ao número de homens. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em 2018 a população brasileira era composta por 48,3% de homens e 51,7% de mulheres. No entanto, mesmo sendo maioria, a participação de mulheres em cargos de liderança ainda é baixa. No Turismo essa realidade não é diferente.

Embora a força de trabalho do setor seja majoritariamente feminina – isso quando falamos de atendimento, vendas e outras atribuições, esta representação não se reflete nos cargos de liderança. Ao longo da história, já contamos com uma ministra do Turismo. O mesmo acontece com a Embratur, que já contou com duas presidentes. Estes dados, no entanto, ainda são desproporcionais quando levamos em conta sua representação na sociedade.

Muito já foi conquistado no Turismo. A Abav, pela primeira vez em 66 anos, tem hoje uma mulher como presidente. Muitas de suas presidências estaduais também contam com uma grande equipe de mulheres. Diferentes cases de sucesso têm ganhado destaque no trade. Mas há ainda um longo caminho. É necessário entender o que foi necessário para que eles ocupassem os cargos que hoje ocupam e quais conquistas ainda não foram alcançadas.

Se as engrenagens que fazem a indústria do Turismo se mover são empurradas por muitas mulheres, o mesmo não se pode dizer daqueles que lideram as empresas, entidades e órgãos públicos do setor, hoje majoritariamente homens. Em 20 de fevereiro de 1909, uma jornada de manifestações pela igualdade de direitos civis e do voto feminino deu origem ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado neste 8 de março.

Desde então, as mulheres vêm, aos poucos, conquistando o seu espaço. E, no Turismo, existem fortes figuras femininas que chegaram cargos de extrema importância no setor. Percussoras de mudanças e que ajudam a construir um novo cenário no Turismo, elas são o foco da homenagem do MERCADO & EVENTOS. Confira:

Ana Maria Costa, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte

Ana Maria Costa, secretária de Turismo do RN

Ana Maria Costa, secretária de Turismo do RN

Ana Maria Costa é secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, iniciando seu mandato em 2018. Desde sua indicação ao cargo, a profissional tem colhido bons resultados. No entanto, são poucos os que conhecem a trajetória da profissional. Professora de Educação Física concursada, Aninha Costa, como gosta de ser chamado, entrou em contato com o Turismo pela primeira vez ao ser convidada para trabalhar na área de receptivos da Potiguar Turismo.

“Eu trabalhei na conferência de bilhetes aéreos, ia todos os dias para o aeroporto fazer o check-in dos clientes e ver se estava tudo certo com a viagem. Aos poucos, fui aprendendo como funcionava o receptivo e tive a oportunidade de conhecer as outras áreas da empresa. Aprendi do zero o que é o Turismo”, comentou.

De acordo com a pesquisa ‘Perfil de Liderança no Brasil’, promovida pela Aberje, embora 69% das mulheres ocupem cargos de liderança na comunicação corporativa no Brasil, elas representam somente 45% do total de cargos de direção ou vice-presidência nas empresas onde trabalham. No Turismo este número pode ser ainda menor. Com muito esforço e aprendendo tudo do zero, Ana Maria foi se desenvolvendo no trade turístico. Ao longo de sua carreira, ocupou o cargo Comercial da Potiguar Turismo, a diretoria da Emprotur, a presidência da agência Anauê, até ser nomeada como secretária de Turismo, cargo que ocupa até hoje.

Luciane Leite, diretora da WTM-LA

Luciane Leite, diretora da WTM-LA

Luciane Leite, diretora da WTM-LA

Luciane Leite iniciou sua carreira no setor como guia turística em Salvador. Após realizar o curso de guia oficial da Embratur, a executiva trabalhou durante oito anos nessa atividade, atendendo turistas alemães, franceses e suíços. Após a conclusão da graduação, Luciane foi convidada para fazer um estágio de um ano na Alemanha para aprender como fazer uma promoção turística de um destino. De volta ao Brasil, trabalhou na Bahiatursa, como técnica, junto ao até então diretor Virgínio Loureiro e, após uma semana como analista da Bahiatursa, Luciane aceitou o desafio de fazer uma promoção da Bahia na Alemanha com roadshows.

“Foi a virada de chave para o meu crescimento. Trabalhei com a captação de eventos internacionais e promoção de destinos. E as experiências anteriores me auxiliaram muito, porque eu tinha a visão dos dois lados. Eu tinha visão do turista (que havia adquirido como guia) e comecei a trabalhar do outro lado da mesa, promovendo o destino para os turistas”, relembrou Luciane.

Hoje, Luciane é diretora da WTM-LA, uma das maiores feira de Turismo da América Latina, e acredita que as mulheres tem a responsabilidade de formar lideranças. “O meu desafio é criar oportunidades para deixar um legado de novas líderes. Temos responsabilidade com as pessoas que estão em ascensão e estão em aprendizado para que exista uma base de conduta e de referência. Hoje, conduzo uma equipe majoritariamente feminina, temos apenas um homem em nossa equipe direta, mas minha escolha é sempre pela competência, e não pelo gênero. Tenho muito orgulho de trabalhar com uma equipe assim. No nosso mercado de turismo, poucas mulheres são líderes – são excelentes profissionais, mas tem poucas oportunidades. E por meio de programas como o Women in Travel, que estamos trazendo para a WTM-LA pelo segundo ano consecutivo, é uma forma de mudarmos o mercado como um todo e incentivar o empreendedorismo feminino”, afirmou.

Ações e mudanças práticas fazem parte do planejamento da executiva, como aconteceu no Advisory Board, em que “trouxemos mais lideranças femininas para debater e contribuir com ações que vão impactar o mercado. Essas líderes do turismo criam e incentivam as boas práticas no mercado. Nós temos em nosso conselho a Adriana Cavalcanti, a Ana Maria Berto, Diana Pomar, Danielle Roman, Mariana Aldrigui, Gabriela Otto, Elizabeth Wada, que são grandes referências para o mercado e inspiração profissional”, finalizou Luciane.

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

Primeira presidente mulher da Abav Nacional em 66 anos, Magda Nassar é um dos nomes mais icônicos do Turismo nacional. Com apenas 19 anos de idade, Magda começou sua carreira como guia turística em uma empresa que vendia cursos no exterior. Com 26 anos, abriu sua primeira empresa, a Soft Travel Operadora, onde permaneceu por 30 anos. Foi na operadora que Magda começou a ganhar destaque, e com o sucesso da empresa, se consolidou como uma líder nata no Setor.

“É difícil ser mulher nesse meio. Eu sempre fui muito isolada em relação aos meus pares. Apesar de na posição de atendimento termos muitos mais mulheres e linha de frente da força de trabalho do Turismo ser majoritariamente composta por mulheres, ainda é difícil encontrar mulheres em cargos de gerencia pra cima. Só depois de 66 anos a Abav foi ter uma mulher na presidência. Isso não é motivo de comemoração. É impossível que em todo esse tempo nunca tenha havido uma mulher competente ao cargo…Na Braztoa foi a mesma coisa, fui a primeira presidente mulher em 25 anos. Me sinto constrangida de dizer que fui a primeira mulher a ocupar esses cargos”, afirmou.

Em seus discurso, Magda sempre aponta a necessidade da igualdade no setor, seja em pautas políticas, sobre questões LGBTQ+, feministas e etc. “Eu acho fundamental essas discussões. Dentro do turismo, eu tenho uma voz, as pessoas me ouvem. Se eu vou fazer um discurso, vou falar de coisas que eu acredito. Me sinto um pouco na obrigação como mulher. Falo porque acho importante, já estamos atrasados nisso”, revela.

Além de presidente da Abav, Magda também é empresária e atua como sócia na Trade Tours. Divide seu tempo entre sua empresa, a presidência da associação e a sua família. “Eu trabalho duas vezes mais, trabalho muito. Mulher trabalha muito mais, temos a jornada dupla. Poucos homens conseguiriam fazer todas essas coisas. Mas eu estou em um momento muito feliz profissional. A Trade foi um desafio. Quero crescer aqui, ver meu filho formado e tenho muita coisa pra fazer ainda no Turismo”, finalizou a empresária.

Mariana Aldrigui, diretora do conselho de Turismo da Fecomercio

Mariana Aldrigui presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP

Mariana Aldrigui presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP

Professora e Doutora vinculada à Universidade de São Paulo, Mariana Aldrigui é presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) desde dezembro de 2017. Coordenadora das ações da ONG Global Travel & Tourism Partnership no Brasil e nas ações de expansão para a América Latina, é também professora de Turismo na Universidade de São Paulo, desde 2006.

Para Mariana, ainda há muito o que conquistar na vida acadêmica, incluindo pelo menos mais 20 anos de dedicação à pesquisa, além de manter o contato com os futuros profissionais da área. Entre os seus sonhos profissionais, podemos destacar o desenvolvimento de um projeto de grande relevância para o turismo brasileiro e conseguir mais voz e mais espaço na comunicação com o mercado internacional.

“O que mais me deixaria realizada seria ver pessoas novas liderando o setor. São sempre as mesmas pessoas e quase não tem mulheres nesse meio. Eu acho que precisamos trabalhar melhor as bases e ter volumes equivalentes em questão de gênero já nos cargos iniciais, como estágios. O ambiente hoje, seja ele nas empresas ou na política do setor, é dotado de um machismo arcaico muito forte, e isso ainda precisa mudar muito”, diz.

“Com a criação de programas como o Woman in Travel e outras iniciativas, as empresas começam a se autoavaliar e criar cada vez mais programas para incorporar e divulgar mulheres nos cargos de liderança. Isso melhora até a relação da empresa com o seu público. Hoje em dia não dá mais para lidar com uma empresa que não aceite mulheres na liderança. Os próprios consumidores vão se acomodando e seguindo essa tendência irreversível que é a diversidade”, finaliza a Doutora.

Marta Rossi, diretora do Festuris

Marta Rossi

Marta Rossi é graduada em Relações Públicas e atua no Turismo há 40 anos

Graduada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Marta Rossi entrou para o Turismo em 1980, ao assumir a gerência de RP do Hotel Serra Azul. Ela foi a responsável por grandes inovações no setor hoteleiro, implantando projetos de lazer na Serra Gaúcha e se tornando pioneira ao instalar um sistema de cartões de crédito no empreendimento.

Em 1983, a profissional assumiu a gerência de Marketing do Hotel Serrano, atuando diretamente na construção do primeiro Centro de Convenções do Rio Grande do Sul. Foi então que, em 1988, Marta Rossi se uniu a Silvia Zorzanello para o desenvolvimento de uma nova empresa de eventos, feiras e congressos. Hoje, um dos principais produtos da marca é a Festuris Gramado, uma feira internacional de Turismo.

“São poucas as mulheres que estão à frente como líderes do setor, mas, com a força do meu trabalho, fui capaz de ocupar um espaço de relevância. Faz parte da minha personalidade trabalhar em conjunto. Talvez esse seja um dos fatores que me ajudou a crescer tão rápido no trade turístico, agregando lideranças e pessoas criativas no meu entorno. Alcancei tudo o que planejei para minha vida pessoal e profissional. Como empreendedora, venho crescendo dia após dia. Acho que tenho muito ainda a fazer, muito a contribuir. As conquistas que temos pelo caminho são resultado daquilo que fazemos com muito amor e determinação”, comentou Marta Rossi, CEO da Feira Internacional de Turismo de Gramado.

ROSA MASGRAU, vice-presidente do MERCADO & EVENTOS

PHOTO-2020-03-06-15-23-34

Rosa Masgrau, VP do M&E

Atual vice-presidente do MERCADO & EVENTOS, Rosa Masgrau iniciou sua carreira no mundo do turismo dentro da aviação comercial de passageiros, aos 18 anos de idade, como comissária de bordo. Foram duas décadas dedicadas à profissão, passando por empresas como Braniff International, Transbrasil e KLM, o que lhe deu uma boa bagagem para lidar com qualquer tipo de público, seja de negócios ou lazer.

Em abril de 2000, Rosa Masgrau entrou no M&E, na época, como executiva comercial de Vendas. Ao lado de Roy Taylor, na época CEO do M&E, desenvolveu o projeto de levar um jornal de promoção turística do Brasil ao exterior, na época a Folha do Turismo, que futuramente se tornaria o MERCADO & EVENTOS que é hoje. Rosa atribui o sucesso desta empreitada à vivência dos 20 anos de aviação, onde aprendeu idiomas e relacionamento público.

“As mulheres realizaram muitas conquistas nos últimos anos e demonstraram que podem competir de igual para igual em qualquer setor de trabalho, inclusive atuando em diversos setores antes exclusivos para homens, como o de construção, no comando de aeronaves, entre outros. É claro que ainda faltam muitas conquistas, como  a mesma condição salarial que os homens e uma condição de trabalho que permita que as mulheres tenham um apoio na criação dos filhos, com creches e escolas que atendam suas necessidades. O mundo mudou, e a mulher hoje tem um papel muito mais atuante na sociedade e no círculo familiar. A maior conquista da mulher seria o RESPEITO de toda a sociedade em todos os níveis sociais…. o grande desafio a ser conquistado!”.

Receba nossas newsletters