Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Embratur comemora 52 anos

Embratur 52 anos

Aos 52 anos, Instituto busca se reinventar para acompanhar os avanços do setor de turismo no mundo

Criada em 1966, a Embratur completou neste último domingo, dia 18 de novembro, 52 anos. Naquela época, o País recebia 133 mil visitantes. Atualmente, são 6,6 milhões de turistas estrangeiros que chegam anualmente ao Brasil.

Após diversas mudanças estruturais ao longo dessas cinco décadas, a Embratur está seguindo o mercado internacional, passando por um momento de transformação e busca se reinventar para acompanhar os avanços do setor no mundo.

Ao completar 52 anos, a Embratur vive um momento de celebração pelas conquistas dos últimos anos e também de uma arrojada transformação. As ferramentas digitais da integram as estratégias de alinhamento de ações do Instituto que projetam alcançar o desempenho de países concorrentes do Brasil, que têm investido fortemente na promoção turística internacional.

“O progresso tecnológico no turismo deve ser acompanhado também pelas instituições públicas que auxiliam o desenvolvimento e a gestão da atividade. Estamos atentos às melhores práticas mundiais e dispostos a modernizar o nosso modelo de atuação para melhor atender o mercado e atrair mais turistas internacionais para o Brasil”, afirma a presidente da Embratur, Teté Bezerra.

Imagens de cinco parques que passarão por consultas públicas sobre as concessões

Teté Bezerra, presidente da Embratur

AÇÕES DA EMBRATUR EM 2018

PARCERIAS – Para a presidente, existe uma verdadeira corrida mundial para disputar a preferência do turista internacional. “E para entrarmos, de fato, nesta disputa, precisamos estar preparados, atualizando nossas ferramentas e buscando mais recursos”, destaca. De acordo com Teté Bezerra, uma das saídas para maior exposição do Brasil no exterior é a integração entre os países sul-americanos. Segundo ela, o País tem apostado na integração de roteiros de destinos dos países latino-americanos. “A iniciativa amplia os ganhos de todos”.

EXTERIOR – Ao todo, somente em 2018, a Embratur já marcou presença em 15 feiras de turismo internacionais. Para fechar o ciclo, haverá participação na IBTM World, em Barcelona, na Espanha, de 27 a 29 de novembro. Outro aspecto é a implantação do visto eletrônico para americanos, canadenses, japoneses e australianos. O projeto elevou em 39% o número de vistos concedidos a visitantes desses países.

CONECTIVIDADE – Além disso, para facilitar e aumentar ainda mais a entrada de visitantes internacionais no Brasil, a Embratur aposta no fortalecimento do setor aéreo. A estimativa é um aumento de 98 voos novos e frequências adicionais semanais para os próximos meses.

A Embratur priorizou o aumento de conectividade com as companhias aéreas estrangeiras. Desde outubro deste ano, a companhia SKY Airline, low-cost chilena, opera voos de Santiago, no Chile, para Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. No dia 15 de novembro, a Norwegian Air UK foi autorizada a iniciar a venda de passagens entre Londres e Rio de Janeiro. A previsão é que o primeiro voo da empresa, especializada em baixo custo, aconteça em março de 2019.

PRODUTOS – A Embratur lançou, em setembro de 2018, os novos produtos digitais do Instituto voltados para o público final. São dois novos portais: o Parques Temáticos (http://themeparks.visitbrasil.com/) e o Surf Brasil (http://surf.visitbrasil.com/), além da nova plataforma Visit Brasil Marketplace (http://marketplace.visitbrasil.com/), com foco no trade internacional. O objetivo dos sites é melhorar a experiência dos visitantes estrangeiros no País.

LINHA DO TEMPO

Dentre os principais marcos dos 52 anos da Embratur, lista-se a criação da entidade (1966), a mudança da sede do Rio de Janeiro para Brasília (1990), a criação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (1995) e do Ministério do Turismo (2003), além do momento, no mesmo ano, em que o Instituto passou a responder pela promoção, marketing e comercialização dos produtos turísticos brasileiros no exterior. Também receberam destaque a criação da Marca Brasil e o lançamento do Plano Aquarela.

Receba nossas newsletters