Criada em 1966, a Embratur completou neste último domingo, dia 18 de novembro, 52 anos. Naquela época, o País recebia 133 mil visitantes. Atualmente, são 6,6 milhões de turistas estrangeiros que chegam anualmente ao Brasil.
Após diversas mudanças estruturais ao longo dessas cinco décadas, a Embratur está seguindo o mercado internacional, passando por um momento de transformação e busca se reinventar para acompanhar os avanços do setor no mundo.
Ao completar 52 anos, a Embratur vive um momento de celebração pelas conquistas dos últimos anos e também de uma arrojada transformação. As ferramentas digitais da integram as estratégias de alinhamento de ações do Instituto que projetam alcançar o desempenho de países concorrentes do Brasil, que têm investido fortemente na promoção turística internacional.
“O progresso tecnológico no turismo deve ser acompanhado também pelas instituições públicas que auxiliam o desenvolvimento e a gestão da atividade. Estamos atentos às melhores práticas mundiais e dispostos a modernizar o nosso modelo de atuação para melhor atender o mercado e atrair mais turistas internacionais para o Brasil”, afirma a presidente da Embratur, Teté Bezerra.
AÇÕES DA EMBRATUR EM 2018
PARCERIAS – Para a presidente, existe uma verdadeira corrida mundial para disputar a preferência do turista internacional. “E para entrarmos, de fato, nesta disputa, precisamos estar preparados, atualizando nossas ferramentas e buscando mais recursos”, destaca. De acordo com Teté Bezerra, uma das saídas para maior exposição do Brasil no exterior é a integração entre os países sul-americanos. Segundo ela, o País tem apostado na integração de roteiros de destinos dos países latino-americanos. “A iniciativa amplia os ganhos de todos”.
EXTERIOR – Ao todo, somente em 2018, a Embratur já marcou presença em 15 feiras de turismo internacionais. Para fechar o ciclo, haverá participação na IBTM World, em Barcelona, na Espanha, de 27 a 29 de novembro. Outro aspecto é a implantação do visto eletrônico para americanos, canadenses, japoneses e australianos. O projeto elevou em 39% o número de vistos concedidos a visitantes desses países.
CONECTIVIDADE – Além disso, para facilitar e aumentar ainda mais a entrada de visitantes internacionais no Brasil, a Embratur aposta no fortalecimento do setor aéreo. A estimativa é um aumento de 98 voos novos e frequências adicionais semanais para os próximos meses.
A Embratur priorizou o aumento de conectividade com as companhias aéreas estrangeiras. Desde outubro deste ano, a companhia SKY Airline, low-cost chilena, opera voos de Santiago, no Chile, para Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. No dia 15 de novembro, a Norwegian Air UK foi autorizada a iniciar a venda de passagens entre Londres e Rio de Janeiro. A previsão é que o primeiro voo da empresa, especializada em baixo custo, aconteça em março de 2019.
PRODUTOS – A Embratur lançou, em setembro de 2018, os novos produtos digitais do Instituto voltados para o público final. São dois novos portais: o Parques Temáticos (http://themeparks.visitbrasil.com/) e o Surf Brasil (http://surf.visitbrasil.com/), além da nova plataforma Visit Brasil Marketplace (http://marketplace.visitbrasil.com/), com foco no trade internacional. O objetivo dos sites é melhorar a experiência dos visitantes estrangeiros no País.
LINHA DO TEMPO
Dentre os principais marcos dos 52 anos da Embratur, lista-se a criação da entidade (1966), a mudança da sede do Rio de Janeiro para Brasília (1990), a criação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (1995) e do Ministério do Turismo (2003), além do momento, no mesmo ano, em que o Instituto passou a responder pela promoção, marketing e comercialização dos produtos turísticos brasileiros no exterior. Também receberam destaque a criação da Marca Brasil e o lançamento do Plano Aquarela.