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Destinos

Eslováquia participa pela 1ª vez de roadshow da Europa Central

Petr Lutter, do Turismo da República Tcheca, Laura Ferko, do Turismo da Eslováquia, Dorota Zadrozna, do Turismo de Polônia, Luiz Fernando Destro, do Turismo da República Tcheca, e Vince Berenyi, do Turismo da Húngria

Petr Lutter, do Turismo da República Tcheca, Laura Ferko, do Turismo da Eslováquia, Dorota Zadrozna, do Turismo de Polônia, Luiz Fernando Destro, do Turismo da República Tcheca, e Vince Berenyi, do Turismo da Hungria (Foto: Eric Ribeiro | M&E )

A cada dois anos a Europa Central promove seus destinos e produtos no Brasil e América do Sul em um evento em formato de roadshow. Tradicionalmente composto pelos países República Tcheca, Hungria e Polônia, a edição deste ano contou ainda com a participação – pela primeira vez – da Eslováquia. No Brasil o treinamento passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo, capacitando mais de 80 agentes e operadores. Na América do Sul o encontro foi realizado na Colômbia, Argentina, Peru, Chile. Veja fotos no final da página.

Segundo Luiz Fernando Destro, representante da República Tcheca no Brasil, no último ano o destino voltou a registrar crescimento no número de brasileiros na região. “Em 2015 e 2016 vimos, pela primeira vez, os números caírem, mas agora já estão subindo novamente”, explicou Destro, que destacou que entre janeiro e setembro deste ano o país registrou um aumento de 15,5% o número de brasileiros, um total de mais de 50,5 mil turistas, frente ao mesmo período em 2015. O objetivo é fechar o ano com um total 63 mil. O valor é próximo dos 70 mil registrados em 2014, no período pré-crise.

Laura Ferko, conselheira de marketing e promoção do Turismo da Eslováquia, ressalta ser estratégica a participação do país no roadshow. “Nunca antes houve a participação de alguém da Eslováquia no evento. Mas o Brasil é um mercado muito grande. Os brasileiros gostam de um lifestyle, de música, vida noturna, vinhos e boa comida, e temos isso a oferecer”, complementa. Ela afirma que é importante estar presente no destino a fim de educar não apenas os agentes e operadores, mas também o público final e fortalecer a marca do país no Brasil.

Para Vince Berenyi, diretor sênior do Turismo da Hungria, divulgar os países integrados é uma forma inteligente de captar mais turistas. “O nosso país parece muito pequeno, principalmente para a concepção dos brasileiros que estão acostumados com um território mais vasto. Já a região é mais robusta”, enfatiza. Além disso, o evento é uma excelente forma de capacitar os agentes, operadores e profissionais do trade. “A maioria das pessoas que visitam a região o fazem por compra de pacotes, uma vez que não há muito conhecimento sobre ela e, principalmente, pela não existência de voos diretos”, conclui.

De acordo com o executivo a Hungria registrou mais de 30 mil visitantes brasileiros entre os anos de 2014 e 2015, com a crise, o fato que aconteceu na República Tcheca se repetiu aqui, gerando uma queda no número de turistas. Porém os números também têm voltado a crescer. Em 2011 o destino recebeu 13 mil brasileiros, em 2016, o valor quase dobrou, passando a 25 mil. Para esse ano é esperado um crescimento de 25%.

“Além da retomada da economia, muitos visitaram a Hungria por ser um destino muito diferente do resto da Europa. Os brasileiros querem novidade e segurança, principalmente com os ataques que o continente tem sofrido. A Hungria é o 9º país mais seguro do mundo, isso atrai muitos olhares”, esclarece.

Embora o número de brasileiros no destino ainda seja pequeno, Laura destaca que muitos acabam visitando o país em roteiros integrados com outros países da região, como Viena e República Tcheca.

POLÔNIA AUMENTA INVESTIMENTO E PENSA EM ROADSHOW

Dorota Zadrozna, representante do departamento de marketing órgão de Turismo da Polônia afirmou que para o ano que vem o governo polonês irá dobrar o investimento para a promoção do destino, passando de US$ 50 mil para US$ 100 mil. Com o aumento da verba, Dorota afirma que deve intensificar as ações, inclusive no Brasil, a começar com um roadshow com operadores poloneses passando por diversas regiões do País, com destaque para Curitiba, Santa Catarina Paraná e São Paulo, regiões onde existem colônias de poloneses.

“O Brasil conta com a 3ª maior colônia de poloneses fora da Polônia. O governo deseja educar esses descendentes e torná-los embaixadores do nosso país no Brasil”, reforçou Dorota, que lembra que em 2016 o destino contabilizou 33 mil brasileiros. Embora o número pareça pequeno, a representante afirma que o país não consegue contabilizar os dados com exatidão, uma vez que muitos brasileiros entram no local com passaporte europeu.

MERCADO DE LUXO

Luiz Destro aponta o potencial do mercado de Luxo. Segundo o executivo, a República Tcheca já participava de eventos voltados para o segmento, a exemplo da Travelweek, a fim de reforçar a presença do destino para esse mercado. Ele explica que este é o último setor a ser impactado pela crise. “Os brasileiros adoram viajar. E esse mercado é bem resiliente, eles podem viajar menos vezes por ano ou mesmo por menos dias, mas não deixam de viajar”, explica.

Com isso em vista, a Polônia é outro destino que vê o potencial do mercado e já apresentou o interesse pela feira no ano que vem. “Há muito interesse, os brasileiros costumam consumir e buscar os pacotes mais caros, com hotéis cinco estrelas. Acredito que temos um forte mercado para explorar”, finalizou.

CONFIRA AS FOTOS DA CAPACITAÇÃO EM SÃO PAULO

Fotos: Eric Ribeiro | M&E

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