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Destinos / Política

Estados do Nordeste se unem para promoção conjunta do Turismo

Bruno Giovanni, do Rio Grande do Norte, Rodrigo Novaes, de Pernambuco, Fausto Franco, da Bahia, Arialdo Pinho, do Ceará, Hugo Veiga, do Maranhão, e Paulo Kugelmas, de Alagoas

Bruno Giovanni, do Rio Grande do Norte, Rodrigo Novaes, de Pernambuco, Fausto Franco, da Bahia, Arialdo Pinho, do Ceará, Hugo Veiga, do Maranhão, e Paulo Kugelmas, de Alagoas

Conforme o Mercado & Eventos adiantou no dia 26 de setembro, os Estados do Nordeste se uniram para promover o destino de uma forma conjunta. Os detalhes foram acertados nesta quarta-feira (13) durante reunião dos secretários de Turismo da região, realizada em Fortaleza (CE). Assuntos como a formação de um produto turístico único, com marca conjunta, incentivo à aviação regional e campanha de marketing para minimizar os impactos de imagem causados pelas manchas de óleo nas praias estiveram na pauta.

“O turismo é fundamental para a economia do Nordeste. Na Bahia, a atividade é responsável pela geração de milhares de postos de trabalho. Por isso, esse esforço concentrado ajudará muito a termos uma alta estação aquecida”, disse o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco.

Anfitrião da reunião, Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará, pontuou que individualmente os estados possuem grande potencial e que, unidos, é possível dar um salto grande e concorrer com destinos até do exterior. “Somos fortes e, juntos, podemos ter mais força para pleitearmos verbas e ações junto ao Governo Federal, por exemplo”, destacou.

Além da marca unificada, foram discutidos pontos como a aviação regional e os subsídios para fortalecer o setor, puxado principalmente por Ceará e Bahia. Os dois estados ficaram responsáveis por montar um projeto para buscar apoio junto ao Governo Federal.

Outro tópico discutido foi a participação dos estados em conjunto nas principais feiras de turismo do mundo. “Vamos tentar fechar um calendário unificado e participarmos juntos de alguns eventos do setor”, detalha o secretário Fausto Franco. Os estados também vão buscar recursos do Ministério do Turismo e da Embratur para investir em publicidade e reverter a imagem gerada pelo vazamento de óleo nas praias da região.

CVC

Também houve um momento de planejamento com a operadora, que é a maior do País, para intensificar a publicidade da região até o fim do ano e minimizar possíveis efeitos do vazamento de óleo no turismo.
“Essa ideia de nos unirmos surgiu em uma reunião na Abav Expo, com o objetivo de estarmos mais próximos. Temos muitos pontos em comum. Por isso, precisamos estar mais fortes. Ainda tivemos o episódio do vazamento de óleo, o que nos uniu ainda mais”, aponta o secretário Rodrigo Novaes, de Pernambuco.

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