Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Festuris Connection Meeting abriu a programação do Festuris 2020

A programação do Festuris teve inicio na última sexta com o Festuris Connection Meeting. Realizada no Serra Park e com curadoria de Luciana Thomé, a programação, que teve como tema central “Turismo em Transformação”, trouxe muito conteúdo e reflexões para o trade turístico.

ABAV

Passaram pelo palco grandes nomes do empreendedorismo, que compartilharam suas ideias e apontaram caminhos para a retomada dos negócios. A presidente da ABAV/RS, Lucia Hoffmann Bentz deu as boas vindas e falou sobre a importância do momento.

“Nesta 32ª edição da feira estamos fazendo uma retrospectiva de um ano intenso, onde o setor parou de rentabilizar, mas nunca de trabalhar. Somos otimistas em dizer que em breve, com todos os cuidados necessários, com as fronteiras se abrindo, as pessoas retomarão as suas viagens e nós teremos muito conteúdo, produtos e segurança para atender toda essa demanda reprimida. O sonho de viajar nunca vai acabar”, declarou.

EIXO MOTIVE-SE

Com o tema “Transforme potencial em resultados”, o palestrante e neuro pesquisador Mauro Rinaldi trouxe toda sua experiência para que o público pudesse refletir sobre autoconhecimento. “O cérebro trabalha com comandos, viagem e turismo hoje é saúde, é terapia. Então perceba que existe neste momento oportunidades a serem exploradas nos seus negócios, focando nesse desejo”, destacou.

EIXO EMPREENDA

A vice-presidente de Relações Institucionais da ABAV/RS, Rita Vasconcelos conduziu a apresentação do segundo tema da manhã, “O empreendedorismo e o turismo em transformação”.

Ao seu lado, Germana Magalhães, coordenadora da carteira de turismo do Sebrae Nacional, também participou do painel. “Como entender o cenário que vem por aí e como o turismo irá se posicionar a partir de agora? É preciso fazer uma remodelagem criativa dos negócios”, explicou Germana.

Segundo ela, o turista busca pela experiência mais completa e ela começa na comunicação, através de ferramentas digitais. Outra tendência apontada em pesquisas qualitativas e quantitativas é a de que viagens para destinos com mais natureza aumentaram e que as viagens estão sendo retomadas através do turismo regional.

EIXO ACELERE

Curadora do FESTURIS Connection Meeting, Luciana Thomé foi a mediadora dos painéis do Eixo Acelere, que teve como tema “10 anos em 1 – Como a pandemia nos fez migrar para o digital na marra” e que teve como um dos convidados, o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi.

“Vivemos pequenas evoluções todos os dias. O que aconteceu é que aceleramos este processo por necessidade. A nova economia é baseada em consumidor, dados e tecnologia. E ela tem que ser muito mais rápida, porque o foco tem que estar no consumidor. Hoje a pessoa é o centro da nova economia”, destacou Marcus Rossi.

Na sequência, o consultor de marketing digital Thiago Akira abordou o tema “Posicionamento digital no turismo: você tem?”. Segundo ele, a pandemia provocou um aumento de mais de 40% nos compradores digitais. “O posicionamento digital é definido pelo mercado, tudo é uma construção até você conseguir ser percebido por valor e não por preço”, explicou. Thiago destacou ainda que a jornada do consumidor passa pela internet e que é preciso entregar um diferencial.

Em seguida foi a vez do CEO & Founder da Turbox, Daniel Françoso compartilhar um pouco da sua experiência com o tema “Turista 4.0 – você está preparado para esse cliente?”. O empresário explicou que o turista 4.0 é hiperconectado, exigente e tem um melhor nível de informação. “É alguém que também tem um total engajamento nas redes sociais, pois não apenas consome conteúdo e opinião, como coloca as suas também”, destacou. Informação é poder. E esse poder de escolha está nas mãos do cliente. Então precisamos trabalhar junto com ele para ser relevante para ele”.

Depois foi a vez da diretora executiva do Instituto de Design inovação e Tecnologia, Gisella Simões subir ao palco para falar sobre o tema “Como o design pode ajudar você a conquistar clientes”. Ela explicou que o design pode ser entendido como uma ciência que soluciona problemas. “O design busca encontrar soluções para diferentes questões, demandas e expectativas do nosso cliente. Ele é uma experiência que fomenta os sentidos”, disse.

A manhã encerrou com painéis apresentados pelo vice-presidente de marketing e eventos da ABAV nacional, João Augusto Machado, que tiveram como tema o título “Sim, nos transformamos na crise”. Cinco convidados que apresentaram seus cases: Peter Weber (CEO Skyteam); Ana Paula Gutierres (co-fundadora do Integração Trade); Ariel Gustavo João (diretor comercial da Redetur) e Roberta Feiten (advogada).

Receba nossas newsletters