Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Fornatur terá programa para dimensionar potencial turístico dos estados

Gustavo Arraes, presidente do Fornatur

Gustavo Arraes, presidente do Fornatur

Com o objetivo de dimensionar o potencial turístico dos estados, o Fornatur decidiu propor a implantação de uma plataforma com base numa coleta de dados e informações por meio de um observatório digital  baseado no modelo utilizado com sucesso em Minas Gerais. A informação foi confirmada por Gustavo Arrais, que assumiu essa semana a presidência do Fornatur, em substituição a Felipe Carreras, secretário de turismo de Pernambuco.

“Precisamos de números do setor para estabelecer um planejamento turístico dos estados. No momento não há informações precisas e isso dificulta em muito a implantação de um modelo de gestão eficaz”. O executivo confirmou que Minas Gerais implantou já uma plataforma digital que estará sendo disponibilizada de forma gratuita para os estados.

O novo presidente do Fornatur, que ficará no cargo por 12 meses, lamentou a saída de Marx Beltrão do MTur. “Infelizmente essas mudanças são prejudiciais ao setor e prejudicam a continuidade dos programas”, esclareceu. O dirigente defendeu mais recursos aos estados. “Quem faz o turismo são os estados e municípios e precisamos de recursos. Defendo no próximo governo o retorno da verba descentralizada, do mesmo modo que um Cadastur mais eficiente capaz”, adiantou.

Gustavo Arrais disse que nesse primeiro momento estará voltado para o programa de inventário turístico nacional.”Com isso o consumidor final poderá ter acesso a informações preciosas de serviços e produtos por meio deste portal. Já existem quatro estados que vão implementar o novo inventário”, afirmou

 

Receba nossas newsletters