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WTM: Freixo celebra arrecadação com turistas internacionais e avalia desafios para avançar mais

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Marcelo Freixo, presidente da Embratur

LONDRES – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou uma visão otimista sobre o turismo internacional no Brasil em entrevista exclusiva ao M&E durante a WTM Londres 2023, que acontece desta segunda-feira (6) até a próxima quarta-feira (8). Freixo destaca a importância de superar os desafios geográficos, mas celebra avanços já conquistados.

“Vamos fechar o ano com seis milhões de turistas internacionais, mas com uma boa arrecadação. De janeiro a agosto registramos R$ 22 bilhões arrecadados, é uma arrecadação muito significativa para a economia brasileira. Então temos que fazer duas análises: o número de turistas internacionais, que ainda é pouco, e o valor de arrecadação. E nessa avaliação a gente precisa levar em consideração a posição geográfica do Brasil”, ressalta.

Segundo ele, existe uma tendência no mundo que aponta para viagens internacionais com até cinco horas de duração, ou seja, dentro da Europa é possível visitar vários países com essa margem. E saindo da Europa ou Estados Unidos para o Brasil o tempo de voo é muito maior. “Não temos como mudar isso, portanto, o mercado da América do Sul, sendo mais próximo, é um mercado muito importante para nós. Isso quer dizer que a gente vai abandonar ações nos mercados norte-americano e europeu? Não! A gente precisa aumentar a conectividade”, avalia Freixo.

“Não temos como mudar isso, portanto, o mercado da América do Sul, sendo mais próximo, é um mercado muito importante para nós. Isso quer dizer que a gente vai abandonar ações nos mercados norte-americano e europeu? Não! A gente precisa aumentar a conectividade”

E em termos de conectividade, ele salienta o aumento de frequências e nos voos recentemente conquistados. “Teremos o início das operações da Virgin para o Brasil, tivemos a ampliação dos voos da TAP e também o aumento de frequências de voos oriundos da Argentina. Estamos trabalhando no aumento da conectividade, temos um setor dentro da Embratur só para atender esse tema e temos feito muitas reuniões focadas nisso”, garante.

Verbas para Embratur

Marcelo Freixo afirma que a busca por orçamento para a Embratur segue firme. “A gente tem um problema crônico, estrutural, herdamos uma Embratur sem nenhum orçamento. Estamos consertando isso ao longo do tempo. Conseguimos aprovar um projeto importante e teremos 1% da arrecadação dos jogos de aposta esportivas online para Embratur (a tributação a ‘bets’ será de 18% e apostadores pagarão alíquota de 30% em prêmios acima de R$ 2.112). Nós não sabemos ainda o que esse 1% representa porque não sabemos o volume total, então nós não sabemos se isso vai resolver a questão orçamentária”, diz.

Marcelo Freixo afirma que a busca por orçamento para a Embratur segue firme. “A gente tem um problema crônico, estrutural, herdamos uma Embratur sem nenhum orçamento. Estamos consertando isso ao longo do tempo”.

Paralelo à essa questão, a agência ainda tenta um novo acordo com o Sebrae e também almeja usar o Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que atualmente vai todo para pagar bancos (superávit primário), como ferramenta de promoção do Brasil em destinos que não tenham voos diretos, aumentando assim a conectividade aérea e ajudando a reduzir o preço da passagem.

Promoção internacional

No próximo ano, as estratégias de promoção seguirão os mesmo moldes já utilizados em 2023. “Vamos continuar mantendo a participação nas feiras mais importantes e agora temos o nosso Roadshow, que  mudamos o conceito. Estamos apresentando o Brasil como uma obra de arte, da mesma forma quando você visita uma Galeria. Já tivemos em Roma, Paris, Los Angeles, Nova York, Londres e em breve Buenos Aires”, disse ele.

Marcelo Freixo afirmou ainda que vai manter o modelo no qual consegue divulgar gastronomia, artesanato e muito mais. “Trata-se de uma parceria  com Sebrae extremamente importante e conseguimos grande visibilidade com operadores dos destinos pelos quais passamos. Acho que esse é um caminho, junto com as feiras, dessa promoção que é tão importante”, finalizou Freixo.

O M&E viaja com proteção GTA.

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