
RECIFE – Chegou o grande dia: o Galo da Madrugada voltou às ruas do centro do Recife neste sábado (1º), trazendo 30 trios elétricos, seis alegorias e o tema “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval”. O desfile contará com artistas como João Gomes, Pabllo Vittar, Chico César, Michel Teló e Priscila Senna.
A programação inclui ainda, nomes já conhecidos do público, como Gustavo Travassos, André Rio, Michelle Melo, Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Bia Villa-Chan, Gerlane Lopes, Nonô Germano, além dos maestros Forró e Spok e Almir Rouche.
- Carnaval do Recife tem início oficial com grandes nomes da música brasileira; veja fotos
- 2ª noite de carnaval no Recife tem Elba Ramalho, Alceu Valença e João Gomes, veja fotos
- Subida do Galo da Madrugada marca início do Carnaval do Recife, recordes são esperados
Ordem dos trios elétricos

A abertura do desfile fica por conta da Orquestra Metais, que se apresenta com Ed Carlos e Tiago Asfora. Na sequência, os trios seguem a seguinte ordem:
- Gustavo Travassos – com participação de Dayse Trajano e João Gomes
- Nena Queiroga – com As Januárias, Laís Senna e Jaque Grazy
- André Rio – com Carla Rio, Mônica Ferraz, Nice Beyersdorf, Uana Mahin e Márcio Oliveira
- Bia Villa-Chan – com Rubens Paiva e Matheus José
- Almir Rouche
- Gerlane Lopes – com Paulo Netto, Isadora Melo, Carlos Filho e Orquestra Malassombro
- Maestro Forró
- Asas da América
- Spok
- Elba Ramalho
- Orquestra 100% Mulher – com Cristina Amaral
- Nonô Germano – com Kelly Oliveira, DJ Maduff e Dinah Santos
- Marron Brasileiro – com Luciano Ferraz e A Malvadona
- Almério – com Juba Valença
- Geraldinho Lins
- Michelle Melo – com Carla Alves, Isa Falcão, Italo Lima, Vovô do Passinho, Karla do Barui,
- Gago Elizeu e David Mancini
- Quinteto Violado – com Bia Medeiros, Carol Alves e Gutto Pimenta
- Romero Ferro
- Som da Terra – com Fabiana Santiago
- Benil – com Thiago Kherle, Mari Diva e Henrique Barbosa
- Silvana Salazar
- Banda Inove
- Telmo Santiago e Gui Menezes
- Cíntia Barros – com Ciel Santos
- Banda Pinguim
- Fabiana Pimentinha – com Liv Moraes, Loirão, Marlene Andrade, Wanessa Rios e Lido Ricardo
- Nego Thor – com Cia da Música, Luíza Pérola, Renato Nogueira e Zé Brown
- Carta de Baralho
Além das atrações dos trios, o Camarote Oficial terá apresentações de Chico César, Gaby Amarantos, João Gomes, Lula Queiroga, Mãeana, Michel Teló, Pabllo Vittar, Priscila Senna,Silvério Pessoa e Toni Garrido.
Rota do Galo

O percurso começa na Travessa do Forte e segue pelos seguintes pontos:
- Forte das Cinco Pontas
- Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)
- Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)
- Praça Sérgio Loreto (sentido Avenida Sul)
- Avenida Sul (sentido Afogados)
- Rua Saturnino de Brito (retorno pela Rua Imperial)
- Rua Imperial (de volta à Praça Sérgio Loreto)
- Praça Sérgio Loreto (sentido sede do Galo)
- Rua do Muniz (sentido Avenida Dantas Barreto)
- Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)
- Praça da Independência
- Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)
- Rua do Sol (sentido Praça da República)
- Praça da República e Rua do Imperador (dispersão)
O desfile de “dentro”

Assistir ao desfile do Galo da Madrugada é imperdível e pode ser feito de diferentes a ângulos: do conforto da sua casa com transmissão ao vivo na TV aberta, da rua sentindo a energia contagiante do povo, ou unindo o melhor dos cenários, o camarote, seja ele no alto ou no barco, como no Camarote Catamaran, que oferece uma experiência diferenciada com sete embarcações.
“A diferença é que você chega sem passar pela multidão, brinca tranquilamente com seu celular na mão, sem aperreio e depois quando volta, mesma coisa, vai embora pra casa tranquilamente. Além da visão diferente do galo e da cidade, né?”, explicou Juliana Britto, organizadora do camarote.
Os barcos saem com orquestra, DJ, serviço all-inclusive de bebidas e comidas, e fazem uma parada em frente à estátua gigante do Galo da Madrugada, na Ponte Duarte Coelho.
Dada a alta demanda de público, quem deseja vivenciar o carnaval com conforto, alimentação e bebidas a vontade deve correr para comprar seu lugar e garantir a melhor vista para o desfile do Galo da Madrugada.
O que é o Galo da Madrugada?

O Galo da Madrugada surgiu em 4 de fevereiro de 1978, quando um grupo de 75 foliões fantasiados percorreu as ruas do bairro de São José, no Recife, acompanhados por uma orquestra de frevo. Criado com o intuito de resgatar o carnaval de rua da cidade, o bloco cresceu rapidamente e, em poucos anos, já atraía multidões.
Em 1994, foi reconhecido pelo Guinness Book como o maior bloco de Carnaval do mundo, registrando 1,5 milhão de participantes. No ano seguinte, seu recorde foi destaque na capa da publicação. Em 2009, a Assembleia Legislativa de Pernambuco declarou o Galo da Madrugada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Três anos depois, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, a maior honraria estadual.
Em 2017, o governo federal concedeu à agremiação a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura nacional. Ao longo das décadas, o bloco continuou crescendo, e em 2018, ao completar 40 anos, levou cerca de 2,3 milhões de foliões às ruas do Recife.
Atualmente, o desfile acontece no sábado de Zé Pereira, começando às 9h e se estendendo até as 18h30. A estrutura envolve cerca de 30 trios elétricos, 30 bandas de frevo, 10 carros de apoio, 6 carros alegóricos, além de centenas de profissionais responsáveis pela organização e execução do evento.
Mais de mil artistas, entre músicos, cantores e bailarinos, fazem parte da festa, que também conta com equipes de produção, segurança e logística.Além do impacto cultural, o Galo da Madrugada movimenta a economia pernambucana, gerando mais de 4.500 empregos diretos e cerca de 30 mil indiretos.
A produção das alegorias envolve 31 profissionais entre cenógrafos, pintores e artesãos, que iniciam os trabalhos meses antes do desfile. Na confecção de fantasias, aproximadamente 36 costureiras e bordadeiras se mobilizam para atender à demanda do bloco e dos foliões.
O evento impulsiona setores como hotelaria, comércio, alimentação e transporte, beneficiando trabalhadores como vendedores ambulantes, motoristas e guias turísticos.
A influência do Galo ultrapassa as fronteiras de Pernambuco e inspirou a criação de agremiações semelhantes em diversas cidades brasileiras e até no exterior.
Entre elas estão o Galo de Manaus, o Pinto da Madrugada (Maceió), o Galinho de Brasília, o Galo de Porto Alegre e até o Galo na Neve, no Canadá.
O bloco mantém sua tradição de reunir milhares de foliões que celebram o frevo nas ruas do Recife, mantendo vivo o espírito do Carnaval pernambucano.
Galeria Galo da Madrugada
Programação Carnaval do Recife

Além do desfile do Galo da Madrugada, o Carnaval do Recife ainda reserva shows com grandes músicos, neste sábado. Os polos do Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro e Jardim Cais do Sertão receberão . artistas como Pabllo Vittar, Glória Groove, Geraldo Azevedo, Almir Rouche e Silvério Pessoa. Os shows começam à tarde e seguem até a madrugada.
No Marco Zero, a programação inclui Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Almir Rouche, Glória Groove e Pabllo Vittar. No palco Pernambuco Meu País, localizado no Jardim Cais do Sertão, o público pode conferir apresentações de artistas locais, como Mãe Beth de Oxum, Maciel Salú, Geraldo Maia e Antônio Nóbrega.
A programação também inclui eventos dedicados à diversidade, com DJs e apresentações de grupos como Afoxé Ylê de Egbá, Coco Raízes de Arcoverde e Família Salustiano. A madrugada será encerrada com o tradicional desfile do Galo da Madrugada, que parte da Ponte Duarte Coelho às 5h.
Confira os horários das principais apresentações deste sábado (1°):
Marco Zero
- 16h – Recife Matriz da Cultura Popular – Vice-campeãs do Grupo Especial
- 18h30 – Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
- 20h30 – Almir Rouche
- 22h – Glória Groove
- 0h – Pabllo Vittar
Jardim Cais do Sertão (Pernambuco Meu País)
- 15h – Mãe Beth de Oxum – Coco de Umbigada
- 16h – Orquestra Lorubás de Pernambuco
- 17h – Orquestra de Frevo Zezé Corrêa com participação de Laís Senna
- 18h – Maciel Salú com participação de Mano de Baé
- 18h – Marcelo Cavalcante
- 19h10 – Geraldo Maia
- 20h20 – Rabecado
- 21h30 – Fsnipes
- 22h40 – Juba Valença
- 23h50 – Orquestra Backstage
Sábado da diversidade
- 9h – DJ Vibra
- 9h – Som na Rural
- 9h – DJ Chell
- 10h – Afoxé Ylê de Egbá
- 14h – Juan Guiã
- 17h – Tayara Andreza
- 19h – Maria Clara
- 18h – Coco Raízes de Arcoverde
- 19h – Família Salustiano e a Rebeca Encantada
- 20h30 – Antônio Nóbrega
- 22h – Silvério Pessoa
- 0h – Geraldo Azevedo
*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.